Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lenin canta vitória no Equador. Assange respira de alívio

04 abr, 2017 - 01:35

O candidato derrotado não aceita o resultado. Guillermo Lasso lança acusações de fraude eleitoral e pediu uma recontagem dos votos.

A+ / A-

O candidato socialista Lenin Moreno venceu as eleições presidenciais no Equador, mas o adversário de direita Guillermo Lasso denunciou a existência de fraude e pediu uma recontagem dos votos.

Com 99% dos votos apurados, o antigo vice-presidente de Rafael Correa conquistou com 51,17%, contra 48,83% de Guillermo Lasso, anunciou esta segunda-feira a comissão eleitoral.

O triunfo de Lenin Moreno é uma boa notícia para Julian Assange, o fundador do WikiLeaks que está refugiado na embaixada do Equador em Londres.

Guillermo Lasso tinha prometido que, se fosse eleito Presidente, Assange seria expulso da representação diplomática e entregue às autoridades para responder a vários casos judiciais.

A vitória de Lenin também é tónico para a esquerda na América do Sul, numa altura em que o Governo venezuelano de Nicolas Maduro enfrenta uma grave crise e depois de a direita ter chegado ao poder em países como a Argentina, Brasil ou Peru.

“Parabéns Equador, a revolução dos cidadãos ganhou”, declarou Nicolas Maduro.

Já o Presidente da Bolívia, Evo Morales, escreveu no Twitter que “o socialismo do século XXI vencerá”.

Mas o candidato derrotado não aceita o resultado. Guillermo Lasso lança acusações de fraude eleitoral e pediu uma recontagem dos votos.

O político conservador divulgou fotografias de boletins de votos alegadamente adulterados por responsáveis eleitorais para o prejudicar.

Guillermo Lasso apresentou uma queixa à missão de observadores da Organização dos Estados Americanos, mas a comissão eleitoral já veio negar a existência de fraudes.

O pedido de recontagem deverá atrasar a tomada de posse de Lenin Moreno, que ficou paraplégico há duas décadas depois de ter sido alvejado a tiro durante um assalto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+