Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Negócio oficializado. Lone Star fica com 75% do Novo Banco

31 mar, 2017 - 18:08

Venda do Novo Banco será "passo importante para estabilização do sistema financeiro", diz o governador do Banco de Portugal.

A+ / A-

O Banco de Portugal (BdP) e a Lone Star já assinaram o acordo de venda do Novo Banco, informou o regulador esta sexta-feira. O fundo Lone Star fica com 75% do Novo Banco em troca de mil milhões de euros.

Numa declaração sem direito a perguntas, o governador do BdP Costa defendeu que o processo de venda do banco ao fundo norte-americano foi "transparente, concorrencial e de alcance internacional".

Nos termos do acordo, a Lone Star irá realizar injecções de capital no Novo Banco no montante total de mil milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros no momento da conclusão da operação e 250 milhões de euros no prazo de até três anos.

Por via da injecção de capital a realizar, a Lone Star passará a deter 75% do capital social do Novo Banco e o Fundo de Resolução manterá 25% do capital, confirma o Banco de Portugal em comunicado.

Os detentores de obrigações da instituição são chamados a reforçar a solidez do banco em 500 milhões de euros.

Será feito "um exercício de gestão de passivos, sujeito a adesão dos obrigacionistas, que irá abranger as obrigações não subordinadas do Novo Banco e que, através da oferta de novas obrigações, permita gerar pelo menos 500 milhões de euros de fundos próprios elegíveis para o cômputo do rácio CET1", diz o Banco de Portugal.

A assinatura do contrato permite que seja cumprido o prazo de venda fixado nos compromissos assumidos pelo Estado junto da Comissão Europeia, escreve, em comunicado, o Banco de Portugal.

Após a conclusão da operação, cessará a aplicação do regime das instituições de transição ao Novo Banco.

O governador do Banco de Portugal disse que a venda do Novo Banco, face às alternativas, é "um passo importante para a estabilização do sistema financeiro". E acrescenta que este processo é vantajoso pela diversificação das fontes de financiamento permitida pela entrada de novos investidores.

Às 19h00, será a vez do primeiro-ministro, António Costa, prestar esclarecimentos sobre o processo de venda do banco que resultou da resolução do antigo BES.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ricardo Savedra
    02 abr, 2017 Évora 16:43
    Este homem do BP representa para muitos Portugueses um tipo de peste negra que. se abateu sobre a classe media e media baixa.Foi o causador de muita desgraça nestas classes.Mas teve sempre uma mâo piedosa para os grandes milionários.Por isso a alcunha de peste negra.Será que dorme bem!
  • Joao
    31 mar, 2017 Lx 21:05
    Mais uma contribuição do contribuinte para pagar no final d cada mês/meses ou ano/anos.
  • Francisco Serpa
    31 mar, 2017 Lisboa 19:26
    Acho que as perdas do Novo Banco vão ser pagas por todos os contribuintes deste país, aliás tenho a certeza disso. Qual é a admiração? Portanto caro contribuinte, não desanime, é só mais uma "entaladela" que vai ser compensada com a impunidade dos "responsáveis" desta situação toda. Eu disse "responsáveis"? Desculpem, em Portugal ninguém é responsável por coisa nenhuma. Só o contribuinte pagante. Quero Ir prá ilha!!! O meu fígado já não aguenta!!!!
  • Fausto
    31 mar, 2017 Lisboa 19:08
    Viva...e amanhã não vou ter que me levantar para chegar a horas ao emprego e poder coletar no fim do mês o meu mísero ordenado mínimo...claro que vou...mas posso dormir mais descansado...sabendo que na banca vai tudo muito melhor...

Destaques V+