Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Joaquim Evangelista

"Jogo Duplo". "Aquilo que aí vem é assustador"

29 mar, 2017 - 18:20

Presidente do Sindicato dos Jogadores lança, em Bola Branca, um apelo para que os "sinais" relativos à viciação de resultados não sejam ignorados.

A+ / A-

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) receia que a operação "Jogo Duplo", iniciada pela Polícia Judiciária no final da época passada e que esta quarta-feira foi retomado, com detenções em todo o país, seja apenas a ponta do "iceberg" no que diz respeito ao fenómeno do "match fixing".

Joaquim Evangelista confessa profunda apreensão e receio quanto ao que o futuro poderá vir a desvendar relativamente ao envolvimento de atletas em casos similares de corrupção, comparando a viciação de resultados no futebol à "praga" que foi em tempos o "doping".

"Isto é assustador. Aquilo que aí vem é assustador mas tenho confiança. Por aquilo que é a minha experiência no plano internacional e o fenómeno do match fixing. Também o doping teve esta dimensão, era a praga anterior e foi sendo minimizado", começa por analisar, em declarações a Bola Branca.

Cinco futebolistas e um membro da claque Super Dragões, afecta ao FC Porto foram detidos esta quarta-feira no âmbito do caso que investiga viciação de resultados no futebol.

A investigação remonta às temporadas de 2014/15 e 2015/16, contexto em que três jogadores representavam o Oriental, um o Penafiel e outro o Académico de Viseu, equipas que disputavam a Segunda Liga.

Segundo fonte ligada à operação e citada pela Agência Lusa, estas detenções e a constituição de outros oito arguidos estão relacionadas com uma rede asiática de viciação de resultados, nomeadamente com ligações a empresários malaios.

O líder do SJPF deixa um apelo, neste sentido, para que os "sinais" relativos ao "match fixing" não sejam ignorados.

"Há muitas pessoas que continuam a fingir que nada acontece e que desvalorizam os sinais. Essas pessoas são a maioria dos agentes desportivos. Apelo para que haja um dever de cidadania activo. Quem conhece o fenómeno, tem de o denunciar e não ser cúmplices com esta realidade", remata Evangelista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno ferreira
    29 mar, 2017 22:30
    Quando pede que denunciem acho muito bem mas deveria ser o primeiro a dar o exemplo porque sabe muito Mais do que fala . Também sabe que no futebol existe uma precariedade imensa que e mascarada por uma percentagem mínima de atletas que ganham muito bem O sindicato sabem muito bem o que se passa na maioria dos clubes, baixos Ordenados, pagamentos em atraso, precariedade de condições , Etc Todas estas situações criam condições para que aconteçam situações menos claras dinheiro fácil rápido simples . Lembrem se que o futebol existe muito para além dos profissionais. Faço um alerta olhem para o futebol não profissional vejam a precariedade competitiva. Analisem o número de jogadores estrangeiros Analisem o número de clubes subsídios em atraso Analisem número de Jogadores a mudar de clube Analisem os quadros competitivos destes campeonatos
  • ZE
    29 mar, 2017 lisboa 21:15
    De facto nas escutas falam em " jogadores carregados pelo beneficia", mas ao dos pneus ninguém toca....
  • Vermelhão
    29 mar, 2017 Évora 18:47
    Quanto ao membro da claque dos Super Dragões, não há problema, porque está legalizado, tal como não houve com o Mustafá, que também está legalizado.

Destaques V+