Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto. Receita de taxa turística deve reverter para comprar imóveis para habitação

28 mar, 2017 - 16:07 • Henrique Cunha

O presidente da autarquia, Rui Moreira, defende que o futuro imposto deve servir para "intervir activamente na política habitacional da cidade”.

A+ / A-

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, defende que parte substancial da receita da futura taxa turística reverta para a aquisição e reabilitação de habitação no centro histórico.

"Eu já defendi que a ser criada uma taxa turística, como eu entendo que deve ser criada: Devemos utilizar uma parte significativa desses recursos exactamente para esta função. Ou seja, para a câmara poder intervir activamente na politica habitacional da cidade”, disse Moreira, no decurso da reunião da autarquia desta terça-feira.

Rui Moreira reforçou que o futuro imposto deve servir para a câmara “poder intervir activamente na política habitacional da cidade”.

Em Fevereiro, no âmbito de uma iniciativa da ECO Talks, o autarca do Porto defendeu a criação da taxa turística no concelho, contudo, considerou não ser correto lançá-la agora, a poucos meses do fim do mandato, adiantando ainda que a receita deverá ser utilizada “para diminuir o peso da pegada turística”, evitando assim que o turismo assuma proporções como em Barcelona, Espanha, ou na Mouraria, em Lisboa, “em que expulsou cidadãos”.

No decurso da reunião, o vereador da habitação, o socialista Manuel Pizarro classificou de estranho o facto de alguns imóveis sofrerem alterações significativas de preço na sequência da Câmara anunciar direito de preferência na sua aquisição: "Não acho que seja normal que esteja previsto vender-se um imóvel por 200 mil euros, por 180 mil euros; a câmara anunciar que exercer o direito de preferência e os proprietários comunicarem que, então, vão vendê-lo pelo dobro ou pelo triplo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JP
    28 mar, 2017 Porto 16:55
    Uma boa medida.

Destaques V+