Tempo
|
A+ / A-

Passaporte português é o quarto mais “poderoso” do mundo

28 mar, 2017 - 09:32

Portugal aparece ao lado de Estados Unidos, Holanda, Bélgica e Suíça num ranking de 200 países.

A+ / A-

O passaporte português é um dos que dá mais liberdade de circulação por outros países sem ser necessário mostrar documentação adicional. É o que revela o “Global Passport Power Rank 2017”.

O passaporte nacional aparece em quarto lugar, num ranking que avalia quase 200 passaportes e no final do qual está o do Afeganistão.

Com a mesma pontuação que Portugal aparecem os Estados Unidos, a Holanda, a Bélgica, a Suíça, a Áustria, a Coreia do Sul, o Luxemburgo e a Itália. Todos obtiveram 157 pontos na avaliação deste ano, depois de, no ano passado, Portugal ter caído para o quinto lugar.

O passaporte mais poderoso do mundo é o alemão – é o documento que mais fronteiras abre. Logo a seguir surge o da Suécia e, em terceiro lugar, os passaportes de Espanha, Dinamarca, Finlândia, França, Singapura, Noruega e Reino Unido.

No fim da lista aparece o passaporte do Afeganistão, que não além dos 24 pontos, antecedido por Paquistão, Iraque, Síria e Somália.

Para o ranking de 2017, o Passport Index analisou informação pública sobre os passaportes dos 193 países membros das Nações Unidas, mais seis territórios: Taiwan (Formosa), Macau, Hong Kong, Kosovo, território palestiniano e o Estado do Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    30 mar, 2017 Almada 09:47
    4 lugar em passaportes. 1 em ingenuidade e ignorância. Se os outros tem a mesma equivalência que o passaporte português, logo são 4 lugar tambem, não há 5, 6, 7, 8, ou 9
  • Alexandre
    28 mar, 2017 Portimão 12:30
    Existem 9 nove melhores que o mosso. como somos o quarto? não seria melhor escrever 10º em vez de 4º?

Destaques V+