Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fumar na praia ou nos parques infantis com os dias contados?

24 mar, 2017 - 07:48

Consumo de tabaco mata seis milhões de pessoas, por ano, em todo o mundo. Em Portugal, 30 pessoas morrem por dia, vítimas de doenças relacionadas com o tabaco.

A+ / A-

Bruxelas defende a proibição do consumo de tabaco em todos os espaços públicos, entre os quais praia, parques infantis e equipamentos desportivos. O anúncio foi feito pelo comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar no Porto, onde participou na VII Conferência Tabaco e Saúde, organizada pela Liga Portuguesa contra o Cancro.

O comissário Vytenis Andriukaitis defendeu ainda, na quinta-feira, a definição de uma idade mínima para se fumar e aumentar a consciencialização nas escolas.

Andriukaitis pretende que, com estas medidas, possa ser reduzido o número de mortes devido ao consumo do tabaco. Fumar mata seis milhões de pessoas, por ano, em todo o mundo. Em Portugal, 30 pessoas morrem por dia, vítimas de doenças relacionadas com o tabaco.

O governante europeu alertou também ser necessário seguir com atenção o mercado dos cigarros electrónicos, vistos como uma alternativa para deixar de fumar, afirmando que estes "não se podem tornar numa porta de entrada para novos fumadores".

"Se os cigarros electrónicos são considerados como uma ferramenta que permite deixar de fumar, então devem ser autorizados como produtos farmacêuticos e vendidos em farmácias", sublinhou.

Para o responsável, "o tabaco deve parecer e saber a tabaco, não deve parecer um perfume ou um bâton", sendo que "tudo isto torna [o tabaco] atraente para as crianças começarem a fumar".

Vantagens de uma embalagem limpa

Vytenis Andriukaitis referiu que "as evidências mostram que as pessoas têm menos probabilidade de fumar" se os maços exibirem mensagens e imagens que alertam para os riscos do tabaco, bem como se não tiverem marcas, logotipos e design de marketing".

"Este é o motivo pelo qual cinco Estados-membros decidiram tornar obrigatória a embalagem 'limpa' nos respectivos países, e é um excelente exemplo para o resto da Europa", disse.

Para o comissário europeu, ainda há um longo caminho a percorrer no combate ao tabagismo e é necessário que os estados-membros "juntem forças e trabalhem em conjunto" para tornar a Europa numa zona livre de tabaco.

Perante as "consequências devastadoras" do acto de fumar, quer de saúde quer económicas, o comissário desejou ainda que a legislação comunitária ajude os adolescentes "a fazerem a escolha certa de dizer não ao primeiro cigarro".

Esta conferência é organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a associação europeia das ligas contra o cancro, com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

No evento, cuja sessão de abertura contou com a rainha de Espanha, estarão presentes até sábado médicos e peritos de Portugal, Espanha e outros países europeus, bem como delegados de toda a União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Guida
    25 mar, 2017 06:37
    Falta de coragem política. Hipocrisia. Estupidez. Dividir a humanidade, literalmente, em fumadores e não fumadores. Fazem como? Passa a haver praias para fumadores e não fumadores? E que tal um muro a dividir o planeta? O hemisfério fumadores e o hemisfério não fumadores, "a lá trump", com um muro a dividi-los! Ou à laia da Coreia do norte. Porque não equiparar legalmente o tabaco a outras drogas, como a heroína e cocaína. E já agora o álcool também. Eu, fumadora confessa, aos 52 anos lá teria que cometer umas ilegalidadezinhas. Era como voltar a ter 20 anos outra vez. Nada de novo, nada de complicado. Nunca me apanharam na altura, agora 30 anos depois... Catch me if you can!
  • Duarte
    24 mar, 2017 Torres Novas 13:19
    Se querem acabar com o tabaco e que se deixe de fumar, qual a razão de fazerem aumentos de centimos? deviam aumentar para no mínimo dez ou quinze euros cada embalagem, mas não o fazem para manter o vício e os impostos que se arrecadam.
  • 24 mar, 2017 12:43
    Porque se ha-de proibir fumar nas praias e ainda não se acabou com o fumar nos cafés, primeiro acabar com o mau, depois com o menos mau.
  • José do Jogo
    24 mar, 2017 Amadora 11:55
    No dia em que o Sr.Vytenis e todos os outros fundamentalistas da treta passarem a andar a pé, nus (as fábricas de tecidos poluem e muito)e descalços, deixarem de ter mobiliário em casa (a floresta agradece), acabarem com os frigoríficos e outros eletrodomésticos (olha o buraco do ozono), deixarem de castrar os animais de companhia (e já agora soltar os coitados), deixarem de usar e abusar da areia das nossas praias para a construção e deixarem de ser hipócritas, nesse dia eu deixo de fumar ao ar livre.
  • Ernesto
    24 mar, 2017 Lisboa 11:40
    Para um fumador a única coisa que deve fazer ( em espaços livres e abertos) é quando quer fumar e está perto de pessoas afastar-se e satisfazer o seu vício sem incomodar ninguém. Também sei que à espaços livres ( campos de futebol e outros) com bancadas para espectadores que se deve evitar fumar pela simples razão de respeito pelo próximo, se vou ver um jogo e tenho o azar de ter um fumador de cada lado não sou eu que me devo afastar para eles fumarem mas sim os fumadores.
  • AM
    24 mar, 2017 Lisboa 11:39
    Pois! Isso de fumar em lugares publicos, está sempre ligado a assuntos de hegiene. Pois! A minha liberdade começa, onde acaba a do próximo. A história é sempre a mesma. Makumba!
  • A NÁUSEA
    24 mar, 2017 alcains 11:16
    Desde os quinze anos que fumo charutos 17x4,havanos.Destes não vejo espalhados pelo areias.. estão sempre, ou quase, guardados. Na verdade, fico espantada, com paizinhos sempre preocupados com os vírus, a pele, os cremes, a cabelinho, o rabinho, as fraldinhas de qualidade anti -irritações, e não sei mais quantas merHdas agora muito na moda entre os paizinhos desta geração raHsca, que na praia comportam-se como gorilas da floresta amazónica. Fumam, e enterram as "beatas" ao lado da toalha do petiz sem pestanejar, "esquecem-se" dos saquinhos com as embalagens dos iogurtes na areia. Estendem as tolhas, o saquinho dos brinquedos da criancinha, em cima de milhares de "beatas" que outros fumadores javHardos lá deixaram, ficam furiosos e vão a correr chamar a Policia Marítima se algum desatento dono de um cachorro pela trela, chip, vacinas em dia, quantas vezes com pedigree mais apurado que o deles, e os seus rannnhosos e birrentos filhinhos pisa 1 mt da areia que é sua, do seu higienizado petiz,e assim sucessivamente. Lá virão os javHardos fundaHHHmentalistas do cigarrinho e do -seu inquestionável direito a fumar- , e conspurcar os areais de todos, com a nojeira das suas "beatinhas" enterradas, berrar contra uma lei que, tenho consciência será impossível de aplicar, num país de iletrados e grUUnhOs lusitanos.
  • Costa
    24 mar, 2017 Coimbra 11:05
    Não fumo nem nunca fui fumador, mas porra deixem-se de «m.....» radicalismo como este já chega. Proibir de fumar ao ar livre porquê? Não há carros, motas, barcos a deitar fumo? Encerram as fábricas ? E as chaminés das cozinhas dos hospitais e infantários desaparecem ou tem de levar «filtro» ? OK proibir de fumar em recintos fechados de acordo, mas ao ar livre?
  • jose m c moreira
    24 mar, 2017 povoa de varzim 10:44
    estou deveras a favor que nao se fume nas praias e jardins de infancia
  • Luis
    24 mar, 2017 Beja 10:29
    Ao ar livre não concordo, em espaços fechados concordo. Se é para proibir ao ar livre, porque não se proibe fumar de vez? Ah pois... isto é das coisas mais hipócritas de sempre.

Destaques V+