Tempo
|
A+ / A-

Um hino pop para receber o Papa Francisco

12 mar, 2017 - 21:30 • Ângela Roque

A dois meses das cerimónias de 12 e 13 de Maio, já há um hino oficial para a visita do Papa Francisco. O videoclipe, com música de João Gil e letra de Tolentino Mendonça, foi divulgado este Domingo à noite pelo Santuário de Fátima.

A+ / A-
Um hino pop para receber o Papa Francisco.
Um hino pop para receber o Papa Francisco.

A imagem oficial e o lema da visita do Papa já foram divulgados em Fevereiro. Faltava uma música para dar as boas-vindas a Francisco. O hino foi conhecido este domingo à noite, quando faltam dois meses para a peregrinação aniversária de Maio que assinala os 100 anos das aparições na Cova da Iria.

“Entendemos que era necessário pontuar esta visita marcando-a com um hino, que é um bocadinho diferente daquilo que seria expectável, eventualmente, para uma visita papal, mas que tem duas intenções: ser muito abrangente e chegar a todas as faixas etárias, atendendo aos vários públicos que vão a Fátima”, explica à Renascença a directora de comunicação do Santuário, Carmo Rodeia.

O hino "Deus em mim” tem autores bem conhecidos. "Pedimos ao João Gil que compusesse a música, a partir de um poema feito propositadamente pelo padre Tolentino Mendonça. É um hino muito jovem, com uma toada muito ritmada”, descreve.

Para a interpretação foram escolhidos os Vocal Emotion, um grupo de 11 jovens, rapazes e raparigas, que "trazem todo o trabalho que têm desenvolvido na música erudita e na música litúrgica para uma toada mais pop, mais ligeira. Tudo se conjugou para termos um produto final que nos agrada bastante”.

O Santuário de Fátima quer que o hino chegue a um público diverso porque "Fátima tem vários públicos, gente nova, gente de meia-idade, gente mais velha, gente que gosta de música mais erudita, gente que gosta de música mais popular".

"Este hino de boas-vindas, na sua simplicidade, pretende ser cantável por todos. E pode ser cantado em todas as dioceses, em todas as paróquias, será também uma maneira de se juntarem à visita”, diz a responsável pela comunicação do Santuário.

O vídeo do hino da visita foi realizado por Luís Costa, da agência Ecclesia. A internet e as redes sociais serão agora bons aliados para a divulgação.

O lema, a imagem oficial, o hino e um novo site

Em Fevereiro, foram divulgados o lema (“Com Maria, peregrino da esperança e da paz”) e a imagem oficial da visita do Papa (um terço em forma de coração). Agora em Março, além da divulgação do hino oficial de boas-vindas, vai também começar a funcionar um novo site, onde vai ficar concentrada toda a informação importante.

O site tem o endereço papa2017.fatima.pt, e está previsto que comece a funcionar nesta segunda-feira.

"Vamos procurar ir ao encontro dos vários públicos, desde logo dos jornalistas, fornecendo-lhes toda a informação que há para fornecer relativamente ao Santuário de Fátima, ao centenário e ao Papa Francisco”, adianta Carmo Rodeia.

No site haverá ainda informações úteis para os peregrinos sobre alimentação, caminhos e alojamento, entre outros temas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Celeste é Vitor
    06 mai, 2017 France 12:07
    Adorei este cantico é lindo gostava ter mais por esta data do cetenario sou catolica pratiquante neste neste altura Da minha vida pressiço mais que nunca das graças Da Nossa Padroeira que esteija sempre conosco e todos que pressição Da sua Benção Amem
  • umcristãoquepensa
    28 mar, 2017 planeta Terra 00:24
    "A música litúrgica é um campo invadido por incompetentes e aventureiros que, à custa da ingenuidade dos fiéis e da ignorância de alguns pastores, tem medrado e adquirido foros de cidadania." Pe. Manuel Luís -- prefácio aos Salmos Responsoriais, ano C -- 1971
  • 14 mar, 2017 14:02
    Atente-se no comentário de ontem, da Mariana Sequeira, de Matosinhos, no facebook, a sentir.se perplexa: "E, de repente, temos algo que fica no ouvido, só - porque não entendo como pode a novidade ser colocada no mesmo patamar deste. De que adianta o trabalho que se faz tanto esforço por fazer, o caminho que se tenta desbravar nas comunidades, se a "entidade" para que tantos fiéis olham como referencia (e que o deveria ser) deita tudo isso por terra? De que adianta um Congresso Internacional de Música Sacra no Vaticano, se se recorre a música de mensagem para receber o Papa Francisco? De que adiantam os concertos de órgão, os cursos de música litúrgica? De que forma se há-de educar musicalmente os leigos? O Papa Francisco merecia mais. Valha-nos este." (hino Mestra do Anúncio)
  • Maria Luisa Casal-R
    13 mar, 2017 Sintra 18:37
    "adorei" o cântico! os preços das camas etc chega a ser pecado. ..
  • Lonor
    13 mar, 2017 Guarda 07:02
    A Jesus toda a Glória e louvor, foi ele que morreu numa Cruz para nossa salvação...... lembra-te.

Destaques V+