Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Milagre no défice? Costa acusa Teodora de “monumental falhanço” nas previsões

02 mar, 2017 - 17:12

Primeiro-ministro responde à entrevista da presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, à Renascença e ao "Público". Marcelo também rejeita a tese do "milagre".

A+ / A-
Costa acusa Conselho de Finanças Públicas de “monumental falhanço” nas previsões
Costa acusa Conselho de Finanças Públicas de “monumental falhanço” nas previsões

Veja também:


O primeiro-ministro acusa o Conselho de Finanças Públicas (CFP) de um “monumental falhanço” nas previsões económicas. António Costa reage assim à entrevista de Teodora Cardoso à Renascença e ao jornal “Público”.

A presidente do CFP disse que, “até certo ponto”, a redução do défice em 2016 foi "um milagre". O chefe do Governo responde com duras críticas ao organismo independente que fiscaliza as contas do Estado e a sustentabilidade das finanças públicas.

“Acho que é preciso um grande esforço para ter que invocar em vão o nome de Deus para não reconhecer o que é simples reconhecer: o monumental falhanço de todas as previsões do Conselho de Finanças Públicas ao longo do ano de 2016”, atirou António Costa.

“O Governo não tem o dom de fazer milagres. O Governo faz o que lhe compete, que é governar, gerir o Orçamento e alcançar os resultados que se propõe alcançar”, sublinhou o primeiro-ministro.

O Presidente da República também já comentou a entrevista da presidente do Conselho de Finanças Públicas à Renascença e ao jornal “Público”. Marcelo Rebelo de Sousa disse esta quinta-feira, no Porto, que a redução do défice em 2016 "saiu do pêlo e do trabalho dos portugueses desde 2011/2012".

“Milagre, este ano, em Portugal, só vamos celebrar um que é o de Fátima para os crentes, como é o meu caso, tudo o resto não é milagre", disse o Presidente da República, sublinhando que houve “um esforço muito grande dos portugueses desde 2011/2012” e não "um milagre".

Em entrevista à Renascença e ao "Público", a presidente do CFP manifestou dúvidas sobre sustentabilidade das medidas que o Governo usou para conseguir reduzir o défice de 2016 para uns surpreendentes 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Até certo ponto, houve um milagre”, afirmou a economista Teodora Cardoso.

Teodora Cardoso. “Até certo ponto, houve um milagre” na redução do défice
Teodora Cardoso. “Até certo ponto, houve um milagre” na redução do défice
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da Quinta
    03 mar, 2017 Coimbra 12:25
    Já repararam para que lado a cabeça desta sra. ANOSA inclina ? ! Há pessoas aposentadas por incapacidade, que pelo menos aparentam ter melhor aspecto que esta pobre senhora. Por outro lado, não é crime a senhora acreditar em milagres !
  • RC Victor
    03 mar, 2017 Lx 12:24
    Baixar o défice à custa de pedir emprestado aumentando a dívida, cobrando mais impostos embora de forma encapotada e diluída e ainda com forte desinvestimento não é realmente um milagre. É uma intrujice que todos iremos pagar mais tarde ou mais cêdo com a conivência escandalosa e decepcionante da esquerda PCP/BE vendida certamente a troco de (talvez muita) coisa. 'Cego é quem não quer vêr....!'
  • Silva
    03 mar, 2017 Silves 12:23
    Se isto é milagre então devemos ter cuidado porque também em 1928 o Sr Salazar operou um milagre financeiro e depois... bem depois já sabemos que este país se transformou numa ditadura. Depois do milagre de Salazar houve fome, emigração, presos políticos e guerra colonial... Por isso tenham muito cuidado com o ilusionista Kamarada Kotov!
  • carmom
    03 mar, 2017 Famalicão 12:20
    As habilidades não duram sempre.Quem alerta para factos concretos é vaiado,quem mente é louvado.O tentar denegrir os avisos sérios, é ainda pior, que ter feito asneira.
  • Petervlg
    03 mar, 2017 Trofa 09:18
    A que saber trabalhar os números.contabilisticamente é este descalabro que temos vindo a sofre de todos os governos, esconder, esconder, esconder.
  • zita
    03 mar, 2017 lisboa 08:25
    A ver vamos! Se é um monumental falhanço ou se estes resultados se devem a políticas anteriores que só se refletem em anos subsequentes. Daqui em diante é que vamos ver como é que as coisas correm. O que eu não acredito é em milagres, consequências imediatas de políticas do "dar", mesmo sem ter e obter bons resultados . Por isso digo a ver vamos. Ao que parece em 2009 estávamos todos a nadar em dinheiro, tínhamos tanto que até aumentámos os funcionário públicos 2,9%. O pior foi que passados 2 anos já não havia dinheiro para lhes pagar o vencimento, as pensões e os aumentos. afinal para onde foi todo o dinheiro em dois anos? é bom não esquecer que este governo governa há pouco mais de um ano, ou seja, com um único Orçamento de Estado, começando a gora a executar o 2.º. Muito gostaria eu que estivéssemos numa situação como se diz estarmos porque eu gosto de ter mais disponibilidade financeira no final do mês Espero mesmo que o governo esteja no caminho certo para bem de todos os portugueses.
  • João Lopes
    02 mar, 2017 Viseu 20:45
    Dr. António Costa: «pode-se enganar todos por algum tempo: pode-se enganar alguns por todo o tempo, mas não se pode enganar a todos por todo o tempo» disse Abraham Lincoln. A “«tenebrosa» máquina de propaganda do PS” continua viva!
  • Americo
    02 mar, 2017 Leiria 19:31
    Não há pachorra para tanta mentira deste sr. Toda a gente informada sabe que o valor do défice, e eu concordo com o que foi feito, foi conseguido com medidas não sustentáveis. A saber: O PERES, as cativações que levaram os serviços públicos à penúria, aquela "habilidade" do pagamento antecipado das empresas para virem "empolar" em exercícios futuros as depreciações e assim pagarem menos IRC (ninguém fala". Enfim, vamos ser honestos. Há, lembro ainda este sr. ter a "coragem" de dizer há duas semana que tínhamos amortizado a dívida ao FMI, porque o anterior governo a tinha aumentado. São números. A dívida em 2015 desceu em 2016 aumentou cerca de 10 mil milhões e em janeiro aumentou 2 mil milhões. É preciso ter muita lata. Isto vai dar mau resultado. Não precisamos de populismo.
  • Teresa
    02 mar, 2017 Lisboa 19:04
    Este continua a mentir. Mesmo sendo uma economista de verdade. Ele deita areia para os olhos dos submissos como um verdadeira ditadorsito.
  • Pedro Santos
    02 mar, 2017 Porto 18:58
    Acho que a APAV deve intervir. É mais um caso de violência sobre idosos.

Destaques V+