Tempo
|
A+ / A-

​Polícias suspensos após extravio de 50 armas apresentam queixa-crime contra PSP

22 fev, 2017 - 16:24

Segundo o advogado, a queixa-crime está relacionada com "a violação do segredo de justiça perante a comunidade policial".

A+ / A-

Os dois agentes da PSP suspensos no âmbito da investigação ao extravio de 50 armas de nove milímetros da polícia vão apresentar uma queixa-crime contra a direcção nacional da PSP, disse hoje à agência Lusa o seu advogado.

Santos Oliveira adiantou que a queixa-crime vai ser apresentada na Procuradoria-Geral da República entre hoje e quinta-feira.

Segundo o advogado, a queixa-crime está relacionada com "a violação do segredo de justiça perante a comunidade policial", uma vez que a direcção nacional da PSP não devia ter divulgado que os dois agentes foram suspensos e que eram os responsáveis pelo armazém das armas da polícia.

Na semana passada, um comunicado do Ministério da Administração Interna informava que a PSP tinha suspendido de funções dois agentes e instaurado um inquérito ao armazenamento de armas da direcção nacional após terem sido extraviadas 50 armas de nove milímetros. .

O extravio das armas foi comunicado ao Ministério Público para investigação e apuramento de responsabilidades criminais e, segundo a Procuradoria-Geral da República, existe um inquérito crime sobre este caso no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

O advogado dos dois agentes suspensos avançou também à Lusa que enviou hoje um requerimento a solicitar para que sejam ouvidos pelo Ministério Público.

Santos Oliveira afirmou que os dois polícias não foram ouvidos nem pelo Ministério Público, nem pela direcção nacional da PSP no âmbito do inquérito em curso, e que ainda não foram constituídos arguidos.

Os dois agentes já apresentaram também uma providência cautelar para que seja levantada a suspensão imposta pela direcção nacional, estando à espera da decisão do tribunal, disse o advogado, referindo que recebem menos de um sexto do ordenado.

Na sequência da apreensão de uma arma de fogo durante uma operação policial que decorreu no Porto, foi detectado que esta pertencia ao armazém de material de guerra da direcção nacional da PSP, segundo fonte policial.

A mesma fonte adiantou que foi feita uma contabilização do armamento e foi detectado o extravio de um lote de 50 armas de nove milímetros.

A fonte policial disse que os dois agentes suspensos eram responsáveis pela listagem das armas e tinham acesso directo ao armazém.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 22 fev, 2017 aldeia 21:07
    Já assisti aos secos e molhados (policias contra policias) ,agora os policias vão apresentar queixa crime á psp!.......no fundo,não deixa de ser caricato.Investigue-se, e os culpados (se aparecerem) que sejam expulsos da corporação.

Destaques V+