Tempo
|
A+ / A-

Patriarcado de Lisboa promove dia dos pequenos cantores

02 fev, 2017 - 13:04 • Ângela Roque

O encontro vai decorrer domingo, 5 de Fevereiro, na Igreja de São Tomás de Aquino. Participam mais de 300 crianças e jovens de, pelo menos, 22 paróquias da diocese.

A+ / A-

É o primeiro encontro de pequenos cantores da diocese de Lisboa e foi o bispo auxiliar D. Nuno Brás quem lançou o desafio. “Convidou-nos a pensar num dia onde estes coros, que normalmente animam as missas de catequese e outras celebrações, se pudessem reunir e partilhar as músicas que vão cantando nas suas paróquias”, explica o maestro Carlos Alves, da organização.

A ideia é impulsionar o desenvolvimento de uma rede de coros infanto-juvenis, aproveitando o bom trabalho que se faz, e também “promover o aparecimento e a criação de novas músicas que possam enriquecer o repertório destes grupos”.

O encontro, marcado para dia 5 de Fevereiro, tem muitas presenças já garantidas: “Estão envolvidas pelo menos 22 paróquias, da grande Lisboa até Alcobaça, podemos dizer que temos a diocese de norte a sul assim reunida. E está confirmada a participação de mais de três centenas de jovens cantores”, revela Carlos Alves.

O responsável reconhece que cantar é uma coisa que mobiliza os mais novos, e é uma forma de servirem a Igreja. Mas, do que conhece, ter, ou não, um coro infantil também “depende muito da carolice das pessoas que estão ligadas à organização das catequeses. E, por outro lado, de ter ou não ter pessoas com formação musical dentro de cada paróquia, que possam promover o desenvolvimento da música coral para a infância e juventude. Quando se juntam estas peças todas do puzzle, habitualmente formam-se estes grupos”.

Se nalguns casos estes coros têm uma “duração temporária, existem durante uns anos e depois as crianças crescem e acabam”, também há paróquias onde são tradição e “mantêm ao longo de décadas grupos de pequenos cantores que animam uma determinada celebração litúrgica ao fim-de-semana, ou uma vez por mês. Efectivamente existem muitos grupos destes, daí esta intenção que o D. Nuno teve, de congregar todos num dia, para se encontrarem e partilharem um pouco do serviço que fazem e que prestam à Igreja, que é o canto”.

Este é o primeiro encontro dos pequenos cantores, mas o “dia” até poderá ficar assim instituído, e repetir-se noutros anos. “Se tudo correr bem, e como planeado, existe essa ambição de anualmente reunirmos estes coros, como já acontece com outros grupos pastorais, da catequese, de casais. Aliás, existe também um encontro onde se reúnem os coros de adultos, e que se realizou no último fim-de-semana”, explica Carlos Alves que revela, ainda, que este dia vai ter um hino: “Convidámos o padre Hugo Gonçalves, que esteve ligado ao recente musical sobre os 300 anos do Patriarcado, a escrever um texto que servisse de hino para este dia coral, e que ao mesmo tempo fosse uma nova música a apresentar a estes coros, que ficasse nos seus repertórios. Essa música surgiu, chama-se ‘Amor serei’, foi musicada pelo compositor Carlos Garcia e será apresentada no dia do encontro”.

O Dia dos Pequenos Cantores vai decorrer na igreja paroquial de S. Tomás de Aquino, em Lisboa. Quem quiser participar pode tentar inscrever-se por email, mas quanto mais em cima da hora mais difícil será: “É uma questão logística, para podermos estar a contar e acolher todos da melhor forma possível. Porque nós estamos a produzir um guião com todas as partituras de todas as músicas que vão ser trabalhadas durante esta tarde do dia 5, daí que precisamos de ter logisticamente tudo preparado”, explica o maestro.

O encontro começa às 14 horas, com o acolhimento dos participantes, e termina pelas 17h, com uma oração presidida por D. Nuno Brás. Pelo meio haverá vários ateliers corais organizados por faixas etárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • agostinho v couto
    02 fev, 2017 usa 23:58
    Ate que ,,enfim ve-mos ,noticais boas ja basta de ,,guerras de futebol ,,politica venha a ,,cultura ,,a verdadeira ,claro a educacao ,,o futuro ,a juventude e juventude com ,,educacao com classe com ,,estilo com valores ,,com ,,cidadania pois do resto ja ,estamos fartos um granda ,,bem haja para quem tem iniciativas deste genero ,,e este o futuro que ,precisamos que deseja-mos ,,bom para uns e para outros e em geral para todos os que querem um mundo melhor um pouco aparte daqule que vive-mos ,,actualmente ,,do bom que venha o melhor e do mau que se afaste para o ,,mais longue possivel

Destaques V+