Tempo
|
A+ / A-

Não vá passear à beira-mar. Há distritos sob aviso vermelho devido à tempestade "Dóris"

02 fev, 2017 - 06:46

Chuva e forte ondulação agravam-se a partir das 15h00. Algumas autarquias activaram os dispositivos de emergência municipal.

A+ / A-

O litoral de sete distritos de Portugal continental vai estar a partir das 15h00 desta quinta-feira com aviso vermelho, o máximo, devido à forte agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Há oito barras marítimas fechadas.

Sob este aviso, que vigora entre as 15h00 e as 23h59, estão os distritos a norte do de Lisboa, inclusive: Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Até às 15h00, todos os distritos de Portugal continental estão, desde as 00h00 desta quinta-feira com aviso laranja, o segundo mais grave, devido à forte ondulação. O litoral dos distritos a sul de Lisboa estará com o mesmo aviso, mas apenas a partir das 15h00.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão também sob aviso laranja, o terceiro mais grave, devido à chuva e ao vento.

Os restantes distritos, com excepção de Setúbal e Beja, têm o aviso amarelo, mas apenas para o vento.

A passagem da tempestade “Dóris” levou à proibição das actividades no mar e algumas autarquias activaram os dispositivos de emergência municipal.

De acordo com a Marinha portuguesa, as condições adversas no mar são comparáveis à tempestade "Hércules", que em 2014 provocou ondas de grande dimensão que atingiram primeiro os Açores e, posteriormente, Portugal continental.

Mais de 1.500 civis e militares da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima Nacional vão estar envolvidos na monitorização, prevenção e salvamento durante a tempestade que vai atingir a costa portuguesa.

Os Açores estarão praticamente durante todo o dia com aviso amarelo também devido à forte ondulação.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação por causa da forte agitação marítima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+