Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia não resolve o problema do sofrimento, dizem psicólogos católicos

01 fev, 2017 - 15:20 • Ana Lisboa

“Queremos uma sociedade em que as pessoas cuidem umas das outras, e não descartem aqueles que são mais fragilizados, aqueles que sofrem”, diz Maria José Vilaça.

A+ / A-

Veja também:


A eutanásia não resolve o problema do sofrimento, há outras respostas, como os cuidados paliativos, defende a presidente da Associação dos Psicólogos Católicos que apoia a petição contra a eutanásia “Toda a Vida tem Dignidade”, entregue na última semana no Parlamento.

Maria José Vilaça admite que “a vida é um bem inestimável, é para ser cuidada e queremos uma sociedade em que as pessoas cuidam umas das outras e não descartem aqueles que são mais fragilizados, aqueles que sofrem”.

Em seu entender, “há outras respostas que a sociedade deve dar, nomeadamente, os cuidados paliativos, mas não só”. É que há respostas que “ajudam as pessoas a viver na sua condição de sofrimento, porque o sofrimento faz parte da vida. Pode ser o acompanhamento das pessoas, pode ser a promoção da família e a família poder integrar e acompanhar as pessoas e combater a solidão. E pode ser anda ajudar as pessoas a encontrar um sentido para a sua vida”.

A Associação dos Psicólogos Católicos e outras seis associações profissionais apelam, em comunicado conjunto, à Assembleia da República que rejeite a legalização da eutanásia e do suicídio assistido e que recomende ao Governo a extensão a todo o país dos cuidados continuados e paliativos, entre outras medidas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ApenasPsicólogo
    03 fev, 2017 Lisboa 22:53
    O que é isso de Associação de Psicólogos Católicos? São Psicólogos que tratam de assuntos transcendentais? Parece-me que são uma afronta para a classe, assemelhando-se mais a uma seita do que a profissionais isentos, pelo que as suas opiniões não deverão ser tidas em conta. Os padres que tenham cuidado, pois esta "corja" não faz consultas de psicologia, mas aceitam confissões dos seus clientes. Quem sabe, até aplicam penitências em vez de psicoterapia...
  • LUA
    01 fev, 2017 OVAR 16:48
    Preparei-me para a minha morte e deixei claro que não desejo ser mantida viva a qualquer custo. Espero ser tratada com compaixão e que me seja permitido partir para a próxima fase da jornada da vida da forma que eu escolher. ELE deu-nos o LIVRE ARBÍTRIO!

Destaques V+