Tempo
|
A+ / A-

Escola Alexandre Herculano reabre após "reparações cirúrgicas"

31 jan, 2017 - 11:00

Aulas foram suspensas porque chovia nas salas.Para cerca de 300 alunos do sétimo e do oitavo o regresso será feito para outra escola.

A+ / A-
Alunos da Alexandre Herculano regressam às aulas
Alunos da Alexandre Herculano regressam às aulas

Reabriu esta terça-feira, parcialmente, a escola Alexandre Herculano, no Porto. As aulas foram suspensas na passada quinta-feira porque chovia nas salas, dado o elevado estado de degradação do edifício.

Entretanto foram feitas algumas reparações, mas enquanto se aguardam reparações de fundo, centenas de alunos terão de acabar o ano lectivo noutra escola. Excepção feita para os cerca de 400 alunos do nono ano e do secundário, que esta terça-feira regressaram, retomando as aulas numa situação de aparente normalidade, depois de uma primeira intervenção no edifício, envolvendo a colocação de vidros em falta.

Alexandre Alves, um dos alunos que regressou, diz que continua a sentir-se seguro. “Noto que já há algumas reparações cirúrgicas, para que houvesse condições para reabrir a escola. Há uma zona que antes não estava interdita, mas agora está. Eu compreendo, porque há um grande pedaço de tecto que pode a qualquer momento cair. Sinto-me tão seguro agora como me sentia na quinta e na sexta-feira.”

Fernando Barbosa, da Associação de Pais, acredita que é desta que a situação vai ficar resolvida. “Penso que já passou. Falámos com o Ministério da Educação, eles foram peremptórios e nós confiamos. Há sensibilidade para resolver a questão. Estamos a confiar que as obras vão estar prontas.”

“Esta foi a mensagem que a associação de pais passou para os pais, a que o ministério nos passou a nós. Os pais estão confiantes que daqui por três anos os seus filhos virão para uma escola com perfeitas condições de habitabilidade”, conclui.

As obras, orçadas em cerca de seis milhões de euros, são parcialmente financiadas pelo programa 2020.

Quem ainda não regressou às aulas são os 300 alunos do sétimo e do oitavo ano que vão ter de concluir o ano lectivo noutra escola. Durante todo o fim-de-semana foi feito um trabalho minucioso para coordenar horários de alunos e professores das duas escolas, e na quarta-feira já será possível o regresso às aulas.

Face às más condições em que se encontram alguns espaços do edifício, os estudantes dos 7.º e 8.º anos de escolaridade vão ser deslocados para a escola Ramalho Ortigão, que dista cerca de um quilómetro.

A falta de condições na Escola Secundária Alexandre Herculano - projectada pelo arquitecto Marques da Silva (1869 -1947), autor da estação ferroviária de São Bento e da Casa de Serralves, e classificada como imóvel de interesse público - tem motivado intervenções de várias entidades e partidos políticos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Pereira
    31 jan, 2017 Campeã 13:22
    Não consigo perceber, foram colocados alguns vidros, obras cirúrgicas (porque não foram feitas antes, ou colocados antes), também não sei nesta história e a Câmara, não tem nada a dizer, não podia ter evitado este fracasso. quanto às obras de fundo penso que já estão planeadas á anos, vem agora a Associação de pais dizer que confia no governo (fazer politica) só para dizer que agora sim as obras vão andar.
  • FALSIDADES
    31 jan, 2017 Lx 12:30
    Esperemos que com essas reparações cirúrgicas que o pantomineiro do Costa diz trer realizado nenhuma criança fique eletrocutada ou seja acidentada com a escola que está mais do podre e a cair aos bocados depois do parque escolar, essa empresa burlona, criada no tempo do famoso 44 ter gasto rios de dinheiro sem justificação e que os portugueses deveriam conhecer para onde foram.

Destaques V+