23 jan, 2017 - 23:40 • Filipe d'Avillez
Já foi eleito o novo superior do Opus Dei a nível mundial. O padre Fernando Ocáriz foi o escolhido pela assembleia electiva do movimento, que esteve reunida em Roma, tendo posteriormente sido confirmado pelo Papa Francisco. O novo prelado será agora ordenado bispo.
Aos 72 anos, monsenhor Fernando Ocáriz torna-se o quarto líder do Opus Dei e o terceiro sucessor de São Josemaria Escrivá, o fundador.
Nasceu em 1944, em Paris, filho de pais espanhóis. Licenciado em Teologia pela Universidade Lateranense, doutorou-se em Navarra em 1971, tendo sido professor de Teologia Fundamental na Universidade de Santa Cruz, que pertence ao Opus Dei.
É consultor de várias congregações do Vaticano, incluindo da Doutrina da Fé, a congregação para o Clero e o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. Em 1989 foi nomeado membro da Academia Pontifícia de Teologia e é ainda autor de muitos livros de Teologia, incluindo um sobre “Marxismo: Teoria e prática de uma revolução” e uma obra sobre Voltaire.
A eleição de Fernando Ocáriz cumpre com a tradição da organização de escolher sempre o braço direito do anterior líder. Ocáriz foi nomeado prelado auxiliar por monsenhor Javier Echevarría em 2014.
Segundo dados de 2015, o Opus Dei tem mais de 93 mil membros em todo o mundo. O seu carisma passa pela procura da santidade através da vida quotidiana. Dentro da Igreja tem o estatuto de prelatura pessoal, o que lhe confere uma significativa autonomia.