Tempo
|
A+ / A-

Presidente Trump promete: "Daqui em diante será América primeiro"

20 jan, 2017 - 17:03 • Ricardo Vieira

Donald Trump já é Presidente. Discurso inaugural seguiu as ideias fortes que defendeu como candidato. Atacou os políticos de Washington e prometeu devolver o poder ao povo.

A+ / A-
As duas regras de Trump: comprar americano e contratar americano
As duas regras de Trump: comprar americano e contratar americano

Veja também:


O novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu começar já a "transferir poder de Washington e a devolvê-lo" ao povo. No seu discurso inaugural, esta sexta-feira, Trump garantiu: "Daqui em diante será América primeiro".

No seu discurso da tomada de posse, o milionário começou por agradecer aos americanos e ao povo do mundo e traçou um cenário sombrio do país que quer transformar. Prometeu seguir uma estratégia isolacionista e derrotar o terrorismo, o crime e a "carnificina" da pobreza nos Estados Unidos.

“De hoje em diante uma nova visão irá governar esta terra. Daqui em diante será América primeiro. Todas as decisões sobre comércio, impostos, imigração, negócios estrangeiros serão tomados para proteger as famílias americanas”, prometeu o chefe de Estado norte-americano na cerimónia realizada em frente ao Capitólio, perante cerca de 900 mil pessoas.

Depois de jurar proteger a Constituição redigida pelos pais fundadores, o sucessor de Barack Obama deixou duras críticas aos políticos e ao "sistema" instalado em Washington. "Os triunfos deles não foram os vossos triunfos", disse ao país.

"Carnificina" da pobreza "vai parar"

Garantiu que vai estar ao lado dos americanos desempregados e desfavorecidos. "Os homens e mulheres esquecidos deste país não voltarão a ser esquecidos", frisou.

“Um sistema de educação cheio de dinheiro mas que deixa os nossos jovens e estudantes privados de conhecimento, os crimes, os gangues, as drogas que roubaram tantas vidas e privaram o nosso país de tantos talentos não realizados. Esta carnificina americana vai parar aqui e agora”, garantiu.

"O tempo de conversa vazia acabou. Chegou a hora de passar à acção. Não deixem que ninguém vos diga que não é possível", disse noutro ponto da sua intervenção.

Num discurso virado para dentro, Trump prometeu "recuperar" o país e disse que "a América vai ganhar como nunca ganhou". "Vai recuperar empregos, as fronteiras, a riqueza e os sonhos".

"Vamos construir novas estradas, pontes, aeroportos, caminhos-de-ferro por todo este lindo país" e trazer as fábricas de volta, prometeu o novo inquilino da Casa Branca. "Junto podemos decidir o curso da América e do mundo durante muitos e muitos anos."

A "nova" América de Trump será guiada por um "novo orgulho nacional", num espírito de união onde “não há lugar ao preconceito”.

"Erradicar o terrorismo islâmico radical"

O novo Presidente dos Estados Unidos quer "reforçar velhas alianças e formar novas". Prometeu guerra sem quartel ao autoproclamado Estado Islâmico e "erradicar o terrorismo islâmico radical, completamente, da face da terra".

"O exército, as forças de segurança e Deus vão proteger a América" foi outra das frases fortes da intervenção.

Donald Trump concluiu o discurso (versão na íntegra, em Inglês) de cerca de 16 minutos com uma variante do seu slogan de campanha: "Seremos fortes outra vez, seremos ricos outra vez, orgulhosos, seguros e, sim, juntos vamos tornar a América grande outra vez. Obrigado. Deus vos abençoe e Deus abençoe a América".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    20 jan, 2017 Viseu 22:58
    Desde que para tal deixe as restantes economias do mundo crescer e deixe as pessoas viver em paz e em liberdade , não parece ser um mau discurso, não senhor. O pior é se o homem tem alguma falha de memória, disso é que necessitamos de ter um certo para não dizer muito receio. Mas e até ver há quer ter fé, dizem que é ela que nos salva, vamos lá ver.
  • Vasco
    20 jan, 2017 Viseu 22:52
    Desde que para tal deixe as restantes economias do mundo crescer e nos deixe viver em paz e em liberdade , não parece ser um mau discurso, não senhor. O pior é se o homem tem alguma falha de memória, disso é que temos um certo para não dizer muito receio. Mas e até ver há quer ter fé !!!
  • Ana
    20 jan, 2017 Lisboa 18:27
    Medo .. Muito medo do futuro do Mundo com este doido como presidente dos states
  • PEDSACHOVA
    20 jan, 2017 COIMBRA 18:10
    Grande Presidente com Deus no coração e alma.

Destaques V+