Tempo
|
A+ / A-

Marcelo andou na rua a convencer sem-abrigo a procurar refúgio do frio

18 jan, 2017 - 23:52

O Presidente juntou-se a uma equipa de rua para ajudar a convencer sem-abrigo a deixarem as ruas.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, juntou-se a uma equipa de rua, na noite de quarta-feira, para ajudar a convencer sem-abrigo a deixarem as ruas e procurarem abrigo no pavilhão Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, nestes dias frios.

Depois de ter estado neste espaço ao início da noite, onde teve oportunidade de falar com alguns utentes presentes no local e perceber a forma como funciona aquela ajuda diária e ininterrupta, foi numa das carrinhas, que faz a ronda nas ruas, “convencer” as pessoas a receber assistência no Casal Vistoso. “Mas venha. Há refeições”, apelou o Presidente da República.

Aos jornalistas, explicou: “Percebe-se que estão disponíveis para isso, mas dependem de outros do grupo ou têm dúvidas se vêem muita gente. Também não foi bom aparecer tanta gente, pois eles não se sentam à vontade. Por isso é que nos afastámos."

É preciso fazer mais

A Câmara de Lisboa está a distribuir roupa e refeições aos sem-abrigo da cidade, depois de ter sido accionado a 'Fase Laranja' devido às baixas temperaturas previstas para os próximos dias.

No pavilhão municipal, Marcelo destacou a actual sensibilidade para o problema dos sem-abrigo, sublinhando que há uma resposta que "era impensável" há 30 anos.

"O que há hoje de novo é uma sensibilidade para estes problemas, há estruturas, e a Câmara, a Santa Casa da Misericórdia, a Cruz Vermelha e o voluntariado estão com essas estruturas e põe-nas ao serviço do plano de emergência. Mas é evidente que a cobertura é parcial e é sempre insuficiente", afirmou aos jornalistas.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, há "uma resposta, que é importante, e solidariedade, mas é óbvio que é preciso fazer mais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A. Cardoso
    20 jan, 2017 Sintra 13:52
    Um Presidente a permitir que o seu contributo presidencial exceda o regime há muito instaurado de, apenas e só, "grandes intenções". Que tem sim grandes acções e grandes gestos que pautam o seu percurso, manifestando a cada passo a proximidade que procura manter com os portugueses!
  • de Melo cabral Cecil
    19 jan, 2017 Paris 22:47
    ...é um gesto humano louvavel. Agrada-me o gesto do presidente da republica Rebelo de Sousa. Gostei! ...gesto nobre . Bravo,presidente!!!👍
  • teresa ribeiro
    19 jan, 2017 matozinhos 18:45
    achei fantastico a ideoa do nosso presidente ior visitar os sem abrigo um pais tao pequenao nao deviamos ter este problema se todpos derem um pouco do que tem ja daria para evitar existerem sem abrigos e porque nao uma taxa para abrir locais para os sem abrigo e nao autorizar haver sem abrigo nas ruas eu alinho we pago esse imposto e bem mais empregue do que festas com foguetes por ai
  • fanã
    19 jan, 2017 aveiro 18:15
    Mais uma vez no terreno.......... o PR , mostra do que é capaz , espero que concretize esta sua acção com medidas sociais eficazes , que permitam uma real solução para travar esta marginalização inaceitável !
  • Miguel Botelho
    19 jan, 2017 Lisboa 12:55
    Em vez e convencer o governo de António Costa a encontrar um plano para retirar os sem-abrigo da rua para sempre, o presidente-rei-palhaço Marcelo vai ter com os sem-abrigo (completamente arruinados de uma vida) e convence-os a procurar refúgio do frio. Será caso para rir ou para chorar?
  • Mario
    19 jan, 2017 Portugal 11:44
    A meu ver devem ser estes que devem ser ajudados não os migrantes. Não é com risos nem festas que resolve os problemas mas sim com acções justas. Emprego, habitação e dignidade também fazem parte de direitos humanos.
  • SEMPRE EM FESTA
    19 jan, 2017 Lx 10:46
    O Presidente sempre em festa a tirar selfies com os sem abrigo...Leve um para casa ou dois e deixe-se de tretas e ajude-os pois tem poder para isso. ..

Destaques V+