Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Merkel responde a Trump: “Destino da Europa está nas mãos dos europeus”

16 jan, 2017 - 20:25

Secretário de Estado norte-americano cessante lamentou declarações de Trump a rotular a política para os refugiados da Alemanha como um “erro catastrófico”.

A+ / A-

A chanceler alemã, Angela Merkel, considera que “o destino da Europa está nas mãos dos europeus”, em resposta ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Angela Merkel falava esta segunda-feira, numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro da Nova Zelândia, depois de Trump ter declarado que poderão acontecer mais “Brexit” na Europa.

Em entrevista aos jornais “Bild” e “The Times”, o Presidente eleito dos EUA também criticou a política da Alemanha de abrir a porta aos refugiados.

Questionada sobre esta posição de Trump, a chanceler alemã diz que vai esperar pela tomada de posse do sucessor de Barack Obama, marcada para 20 de Janeiro, para “trabalhar com ele a todos os níveis”.

As declarações de Trump, a rotular a política para os refugiados da Alemanha como um “erro catastrófico”, são “inapropriadas”, disse esta segunda-feira o secretário de Estado norte-americano cessante, John Kerry.

“Francamente, considero inapropriado que um Presidente eleito dos Estados Unidos se intrometa nas políticas de outros países de uma maneira tão directa”, afirmou John Kerry em declarações à CNN.

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros também reagiu esta segunda-feira a Donald Trump.

Frank-Walter Steinmeier disse que existe "preocupação" sobre as posições do Presidente eleito dos Estados Unidos, que afirmou que a NATO é uma organização obsoleta.

Steinmeir, que participa na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Bruxelas, disse que se encontrou com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.

"As declarações do Presidente eleito (Donald Trump) foram recebidas com preocupação", adiantou o chefe da diplomacia de Berlim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    17 jan, 2017 aveiro 16:57
    Entre a Merkel e o Trampa , qual é o maior perigo ............escolham !!!!
  • Palma
    17 jan, 2017 Colónia 09:34
    A ditadoura merkel está a implantar uma ditadura aos poucos e poucos na Alemanha e na Europa, e uma economia protecionista e expancionista a favor da Alemanha contra todos os outros países. Quem nao luta pela democracia, está sujeito a acordar na ditadura.
  • Dias
    17 jan, 2017 milharado 09:33
    O importante é não fazer mais referendos.
  • Palma
    17 jan, 2017 Colónia 08:09
    A ditadoura merkel está a implantar uma ditadura aos poucos e poucos na Alemanha e na Europa, e uma economia protecionista e expancionista a favor da Alemanha contra todos os outros países.
  • europeu
    17 jan, 2017 Lisboa 03:34
    Sra Merkel, falou e falou bem. Esse tipo que se preocupe com ele e deixe os demais. Ele passa a vida a lançar criticas sobre os demais. Depois não gosta de as ouvir. O que mais pareçe é que ele quer virar todos uns contra os outros. Todos os paises da Europa e não só devem de se precaver contra as conversas mal cheirosas desse sr. E mais esse sr. nem merece resposta. A ignorancia é a melhor atitude. Por vezes mais pareçe que quer pôr todos os países, como uma pessoa que tenha vários cães, a encostarem-se ao dono, a lamber as botas, só para dizer que controla tudo e todos, mas as pessoas pensam. Nunca se deve de esquecer disso. Manda calar jornalistas, etc, etc. Um rol de coisas que em nada abona, contudo quem come a carne que roa os ossos, mas os outros, isso não.
  • iFernando
    17 jan, 2017 Porto 02:00
    O futuro da Europa está na saída de Merkel.
  • Francisco Torres
    17 jan, 2017 Viana do Castelo 01:42
    De facto tenho que concordar com esta Srª!!!!..e o seu destino nas mãos dos Alemães!!!
  • JR
    17 jan, 2017 Sintra 00:27
    O destino da UE nunca esteve nas mãos dos europeus, nunca. Se fosse esse o caso os europeus não tinham sido impedidos de votar os referendos que sondavam a sua vontade de aí permanecer. Os europeus nunca votaram nem a entrada nem a permanência na UE. É tudo uma construção da elite financeira e dos seus criados de serviço, os políticos de meia tijela.
  • Profeta da Verdade
    16 jan, 2017 Caldas das Taipas 23:52
    Claro que está nas mãos dos Europeus minha bola de berlim peganhenta! Isso foi precisamente o que Trump disse. O Reino Unido decidiu pelas suas mãos e como estamos todos a verificar, outros países, também pelas suas mãos, estão a rumar em direcção à mesma coisa. Muito talento tens tu para concordar com Trump dando a sensação que o estás a desmentir par ficar bem na foto.
  • Vasco
    16 jan, 2017 Santarém 22:30
    O problema para a senhora Merkel e restante equipa europeia é que as declarações de Trump parecem cada vez mais consistentes e muito possivelmente daqui por pouco tempo as opiniões de muitos a mudar de adepto caso a situação por cá continue a degradar-se como tem sido o caso e depois veremos os comentários de todos estes aguarentadores da desgraça.

Destaques V+