Tempo
|
A+ / A-

Pena de morte para autor de massacre em igreja dos EUA

10 jan, 2017 - 22:39

Dylann Roof não mostrou sinais de arrependimento. Disse aos jurados que sentiu que o massacre era algo que tinha que fazer.

A+ / A-

Dylann Roof, o supremacista branco responsável por um massacre numa igreja de Charleston, no estado norte-americano da Carolina do Sul, foi esta terça-feira condenado à morte.

Durante a leitura da sentença, Dylann Roof, de 22 anos, não mostrou qualquer emoção ou arrependimento pelo assassinato de nove fiéis negros.

O acusado preteriu de um advogado e representou-se a si próprio na fase da sentença. Nas alegações finais, disse aos jurados que sentiu que o massacre era algo que tinha que fazer e não pediu que a sua vida fosse poupada.

O procurador do Ministério Público responsável pela acusação alegou que Dylann Roof merece morrer porque o ataque foi calculado e pretendia incitar a violência racial.

O caso remonta a 17 de Junho de 2015. Nesse dia, Roof entrou numa igreja de Charleston, onde decorria uma sessão de estudo da Bíblia, esperou sentando durante 40 minutos, até começar a disparar.

O supremacista branco efecutou um total de 75 disparos e matou um total de nove pessoas negras.

“Hoje, foi feita justiça. Numa sociedade civilizada não há espaço para ódio, racismo ou discriminação”, disse após a leitura da sentença Malcolm Graham, irmão da bibliotecária Cynthia Hurd, uma das vítimas.

A defesa de Dylann Roof vai recorrer da decisão e alegar que o atacante sofre de perturbações mentais.

"A sentença de hoje significa que este caso não vai ser encerrado tão cedo. Lamentamos que, apesar dos nossos esforços, os procedimentos legais tenham trazido tão pouca luz às verdadeiras razões desta tragédia", referem os advogados de Roof, em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    11 jan, 2017 aveiro 18:57
    Perpétua com trabalhos forçados no duro do nascer ao pôr do sol . O sacana tem bom corpo !
  • Mario
    11 jan, 2017 Portugal 13:04
    A pena de morte é um mal necessário infelizmente em Portugal não existe e nem a perpétua. Muitos crimes de morte são cometidos neste País mas a justiça continua a ser branda demais. E em meia dúzia de anos já estão cá fora e isso é justiça???
  • Ora pois!
    11 jan, 2017 do cemitério 11:27
    Muito bem Vitor Damião. Então um animal destes que mata porque como ser humano é um ser irracional muito abaixo dos animais irracionais e mata sem motivo, só pela sua elevada estupidez, por maldade, e ainda há quem defenda que não seja condenado à morte e que ninguém tem o direito a tirar a vida de ninguém?! Um FDP destes tem o direito a fazê-lo, para depois ir para a cadeia comer e beber de graça, ver televisão, jogar às cartas e ficar numa boa?! É isto a justiça para alguns? Alguns destes monstros, noutros países cumprem pena, nunca se arrependem e quando saem ainda comentam mais uma vez crimes, ceifando a vida de inocentes. Eles são espertos mas é para matarem cobardemente os outros sem que possam se defender, de arma nas mãos, tal como os terroristas, depois ainda fogem com o rabo entre as pernas. Só espero que ele se mije todo na altura da pena de morte. Como é que há espermatozoides que desenvolvem um animal destes, do mais baixo que se pode imaginar?! Infelizmente a América já tem dado provas muitas vezes que está cheia de idiotas destes, no brasil outro que tal. O mundo está cheio deste lixo...
  • Luís Cunha
    11 jan, 2017 Loulé 10:05
    ABENÇOADOS EUA !!! VIVA AOS EUA !!!
  • vitor damião romel
    11 jan, 2017 lisboa 07:29
    Este é mais um caso para condenação à pena de morte. Quem não tem respeito pela vida humana e mata só por matar, não merece que se tenha respeito pela sua vida. É socialmente correto dizer " ninguém tem direito a tirar a vida dos outros". Mas os criminosos devem ter esse direito ???????. Pena que em alguns países, como no Brasil, onde não se respeita a vida humana, não haja Pena de Morte, o que certamente diminuiria a criminalidade mais bárbara.
  • Alberto Sousa
    11 jan, 2017 Portugal 07:26
    E já vai tarde.
  • Vasco
    11 jan, 2017 Santarém 00:01
    Se for condenado à morte é assunto que fica resolvido de vez, nem dá mais prejuízo à sociedade preso numa prisão nem cometerá mais crimes pois como monstro que parece ser não deverá saber fazer outra coisa, de lamentar no entanto a lei do país na venda de armas e neste ponto há aqui uma cota parte das responsabilidades das autoridades e da lei que pelos vistos a maioria dos americanos teima em manter.
  • Filipe
    10 jan, 2017 Évora 23:45
    Falam assim porque não tem próximos envolvidos . A pena de morte não evita o crime , mas tranquila a população pois jamais irá um dia matar , pois morreu ! Até defendo antes a castração química do cérebro e metidos numa sala até morrerem a pão e água e em Portugal devia aplicar-se a bestas sanguinários .
  • FR
    10 jan, 2017 Portugal 23:42
    "não mostrou arrependimento nem que a sua vida fosse poupada" ganda monstro, fds...será que as mães não estão atentas ou não há apoio psicológico???? claro que não, estados unidos é mesmo à lei do cada um por si...é a empatia do tanas
  • Marco Aurélio
    10 jan, 2017 Coimbra 23:21
    Estou admirado por ver que ainda ninguém se decidiu a comentar esta notícia. Numa situação destas, os indivíduos que gostam de "falar bonito", apressam-se logo a vir defender a abolição da pena de morte.

Destaques V+