Tempo
|
A+ / A-

Daniel Serrão. O homem que vivia bem com a morte, mas amava a vida

08 jan, 2017 - 12:51 • Filipe d'Avillez

Daniel Serrão era apaixonado por pessoas, de tal forma que não conseguia autopsiar um cadáver sem primeiro pensar como tinha sido a sua vida.

A+ / A-
Morreu Daniel Serrão, um defensor da ética da vida
Morreu Daniel Serrão, um defensor da ética da vida

Durante anos, lidou com a morte a um ritmo quase diário. Foram milhares as autópsias que fez, tendo começado antes dos 20 anos, e em várias entrevistas disse que isso lhe tinha permitido fazer “o luto” da morte bem cedo.

“Pegava num bisturi, abria um cadáver, tirava-lhe as vísceras. Como poderia ter problemas com a minha morte? O convívio do patologista com o corpo morto dá-lhe noção de que a morte é um acontecimento natural e até está geneticamente condicionado”, afirmava ao Diário do Minho, numa entrevista publicada a 25 de Setembro, provavelmente, uma das últimas que deu.

Nessa mesma conversa, afirmava: “O tempo da morte é de uma riqueza formidável, mas é preciso ter disponibilidade e já se ter feito o luto da própria morte, senão projecta-se a ansiedade em cima daquele que está a morrer”.

A preocupação por quem estava a morrer, nomeadamente os cuidados paliativos, era uma das suas paixões. Ou, melhor, era uma vertente natural daquela que era a sua grande paixão: as pessoas.

“Sempre tive, continuo a ter e vou morrer com esta paixão”, afirmou em entrevista ao “Viva Porto”. E isso reflectia-se não só nas causas que tão eloquentemente defendeu, como ainda na forma como lidava com os mortos nas autópsias que fazia: “Quando começava uma autópsia, a primeira coisa que eu fazia era olhar para aquele cadáver como pessoa e pensar como teria sido a sua vida.”

Era a vida que verdadeiramente fascinava Daniel Serrão. A facilidade com que a encarava a morte decorria do facto de compreender que esta era nada mais que uma fase natural daquela e a fé, tão forte, de que não era o fim.

Essa fé levou-o a contemplar uma vida religiosa. “Ser médico venceu e, até hoje, não me arrependi, com a convicção de que eu poderia, como médico, realizar algumas das aspirações que achava que ia ter como monge beneditino, que era o serviço para os outros”, disse noutra entrevista, ao jornal i, na qual realça que esteve “sempre ligado à Igreja”.

Um dos seus maiores orgulhos foi ter sido convidado para fazer parte da Academia Pontifícia para a Vida, numa missão que o obrigou a conciliar os mundos da ciência e da fé, algo que fazia sem dificuldade. “Nós temos um cérebro e o cérebro faz a mesma coisa quando pensa em problemas metafísicos, religiosos, transcendentais ou quando pensa em investigação científica, biológica, matemática ou físico-química. Nós só temos um cérebro. Portanto, não podemos dizer que haja conflito”, disse ao "Diário do Minho".

À Renascença, entrevistado a propósito da publicação de um livro sobre a sua vida, em 2011, apontou as alternativas à investigação em células estaminais embrionárias, desenvolvidas em parte por insistência da Igreja, como um grande sucesso: “Foi uma conquista. Se não tivesse havido esta posição [da Igreja], se calhar os cientistas continuavam a teimar nas células dos embriões sem obter resultados terapêuticos.”

Conhecido e respeitado em todo o mundo, sobretudo na área da bioética, era, em Portugal, uma referência obrigatória sempre que se falava de aborto ou de eutanásia, duas práticas com as quais discordava firmemente.

“Uma lei que permite que a mulher, até às dez semanas, decida livremente mandar matar o seu filho é uma coisa que eu não aceitarei até à hora da minha morte”, disse ao Diário do Minho.

O problema, considera, surge quando a morte parece o caminho mais fácil: “Já sabemos que a vida é difícil. Viver é difícil. Morrer é muito mais fácil."

Fácil ou não, Daniel Serrão, o médico que gostava de olhar para os doentes como “pessoas completas”, mesmo na altura da autópsia, morreu este domingo, dia 8 de Janeiro de 2017, aos 88 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Judite Gonçalves
    10 jan, 2017 Barreiro 10:08
    Deixou-nos Grande Ser Humano, alguém que fazia ouvir a sua voz, mesmo contra a corrente dominante. Alguém que dedicou a sua vida á vida, a defender a vida mesmo perante a ideia dominante da morte. Cada vez temos mais dificuldade em encontrar alguém com o Dr. Daniel Serrão, apaixonado pela vida. É muito fácil navegar a favor da corrente, andar ao sabor da popularidade, este Senhor não, não deu importância à popularidade, ao pensamento dominante e continuou a tentar fazer-nos passar os seus valores, o Valor da Vida.
  • manalena
    08 jan, 2017 lisboa 22:26
    Se só querem comentários dentro dos vossos critérios e, só aquilo que vos convém ouvir e publicar, então a rubrica dos comentários existe para quê e para quem?
  • isabel cristina
    08 jan, 2017 22:00
    Um exemplo de simplicidade com uma grande sabedoria .Nao era um homem teorico mas concreto. Amava a vida e ouvia cada um .Para mim foi um Pai que me formou na Ética. E ajudou- me a ver a morte como uma passagem .
  • Possidónio Ferreira
    08 jan, 2017 Peniche 16:15
    A toda a família do Sr. Doutor Daniel Serrão os meus sentidos pêsames e que Deus admita sua alma na luz da Vossa presença e descanse em paz.
  • Manuel Sousa
    08 jan, 2017 Miratejo 16:14
    Homens como este deveriam viver para sempre. Paz à sua alma e os meus pêsames aos seus familiares.
  • Abílio Carvalho
    08 jan, 2017 Vila Nova de Gaia 15:27
    As minhas condolências à família.
  • manuel calado
    08 jan, 2017 porto 15:23
    Que Deus o receba de braços abertos caro Dr. Se não o recebe a si não recebe mais ninguem Descanse em paz Dr.
  • FR
    08 jan, 2017 Portugal 15:21
    Janewiro de 2017.
  • fernando silva
    08 jan, 2017 Porto 15:16
    paz a sua alma mas s sua vida e dedicação a sua causa essa continua e será lembrada .a sua familia os meus pesames.
  • Isabel A. Ferreira
    08 jan, 2017 Porto 15:00
    Um verdadeiro Ser Humano, com quem aprendi a dar valor à Vida, seja for essa ida, e a não temer a morte, porque a morte não é o fim. Dizia Daniel Serrão que é difícil acreditar que chegamos ao fim da vida com tanto saber acumulado, para tudo acabar ali... Obrigada, Dr. Daniel Serrão, por tudo o que me ensinou sobre a Vida, a Morte, a Ética, a Bioética... Até sempre...

Destaques V+