08 jan, 2017 - 11:17
O Papa Francisco convida pais e padrinhos a dar testemunho da fé. A mensagem foi transmitida durante a celebração da Festa do Baptismo do Senhor, durante a qual o Papa baptizou 28 crianças.
Francisco improvisou a homilia e brincou com o choro dos bebés que se ouvia na Capela Sistina.
“Começou o concerto. É que as crianças estão num sítio que não conhecem.
Jesus também fez o mesmo. Eu gosto de pensar que, no estábulo, a sua primeira pregação foi chorar”, disse.
Depois, dirigindo-se aos pais e padrinhos, afirmou: “E agora não se esqueçam: pediram a fé. A vossa tarefa é mantê-la, fazê-la crescer e que seja testemunho para todos nós”.
Francisco baptizou 28 crianças: 15 meninos e 13 meninas.
A Missa da festa do Baptismo do Senhor encerra o tempo litúrgico do Natal. À semelhança do que aconteceu nas outras três missas a que presidiu na Capela Sistina, Francisco deixou uma palavra especial para as mães, deixando-as à vontade para amamentar os filhos, “sem medo, com toda a normalidade”, caso fosse necessário. É que a cerimónia é “algo longa”.
Francisco pede ajuda para quem vive na rua
O apelo foi feito depois da oração do Angelus, no Vaticano. O Papa lamentou as vítimas mortais provocadas pela onda de frio em Itália e apelou à solidariedade com os sem-abrigo.
“Nestes dias de tanto frio, penso e convido-vos a pensar em todas as pessoas que vivem na rua, atingidos pelo frio e tantas vezes pela indiferença. Infelizmente, alguns não resistiram. Rezemos por eles e peçamos ao Senhor que nos aqueça o coração para os podermos ajudar”, apelou.
A vaga de frio polar que está a assolar vários países da Europa provocou queda de neve no Centro e Sul da Itália, onde é menos habitual: pelo menos seis pessoas morreram e quatro delas eram sem-abrigo.
No sábado, a Santa Sé anunciou que os dormitórios geridos pelo Vaticano em Roma iriam estar abertos 24 horas por dia, para oferecer um espaço aquecido e alimentação.