Tempo
|
A+ / A-

Secreta americana: "​Putin ordenou campanha para ajudar Trump"

06 jan, 2017 - 22:10

O objectivo era desacreditar a candidata democrata Hillary Clinton e ajudar o republicano Donald Trump a ser eleito Presidente, indica um relatório divulgado esta sexta-feira.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a campanha de ataques informáticos durante a campanha presidencial nos Estados Unidos, de acordo com os serviços secretos norte-americanos.

“Concluímos que o Presidente Vladimir Putin ordenou uma campanha influente em 2016 dirigida à eleição presidencial norte-americana”, indica um relatório divulgado esta sexta-feira.

“Putin e o Governo russo desenvolveram uma clara preferência pelo Presidente eleito Trump. Temos elevada confiança nestes julgamentos”, refere o documento.

O objectivo era desacreditar a candidata democrata Hillary Clinton e ajudar o republicano Donald Trump a ser eleito Presidente, de acordo com os serviços de inteligência.

A Rússia pretendia minar a confiança dos eleitores norte-americanos no processo democrático, denegrir a imagem da antiga secretária de Estado Hillary Clinton e dificultar a sua eleição.

As agências norte-americanas acreditam que o GRU, os serviços secretos militares da Rússia, utilizaram intermediários, como o WikiLeaks, o DCLeaks e o Guccifer 2.0, para divulgar os emails roubados ao Comité Nacional Democrata e a altos dirigentes do Partido Democrata.

A operação russa visou "alvos associados aos maiores partidos políticos dos Estados Unidos".

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, tem negado que os emails do Partido Democrata tenham como fonte algum Estado.

Os serviços secretos norte-americanos não detectaram provas de que a operação russa tenha atacado os sistemas de contagem dos votos das eleições de Novembro de 2016, que terminaram com a vitória de Donald Trump.

Numa reunião com senadores, em Dezembro, responsáveis da CIA já tinham revelado que a Rússia interferiu na campanha eleitoral americana com a intenção clara de ajudar Donald Trump e não apenas com o intuito de descredibilizar o sistema eleitoral e a democracia nos Estados Unidos.

Numa avaliação secreta ao processo de ingerência da Rússia através de “hacking” (pirataria informática) na campanha eleitoral, nomeadamente nos servidores do Partido Democrático donde foram retirados milhares de emails divulgados nas semanas anteriores às eleições, as agências de espionagem americanas concluíram que o objectivo dessas acções foi prejudicar a campanha de Hillary Clinton e favorecer a de Donald Trump.

Dias depois, na conferência de imprensa de balanço de 2016, o Presidente cessante, Barack Obama, culpou publicamente Moscovo pelo ataque informático contra o Partido Democrata, durante o período de campanha eleitoral.

No final do ano, Barack Obama anunciou a expulsão de 35 diplomatas russos na sequência deste incidente diplomático.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • iFernando
    07 jan, 2017 Porto 11:16
    Novidade! Putin é quem escolhe o Presidente dos Estados Unidos. 2ª Novidade! Existe um único Hacker no mundo e está ao serviço de Putin. 3ª Novidade! Quem escreveu os emails de Hilari foi Putin.
  • Bela
    06 jan, 2017 Coimbra 22:43
    Não gosto do estilo e modo de ser do Trump. Todavia acho vergonhosa a forma como certa a comunicação social ataca o homem. Se a América supostamente é um país democrático, onde todos os presidentes são eleitos segundo os critérios deles e até hoje nunca houve problemas. Porquê tanta ataque ao Trump? Parece-me que a democracia de certas pessoas é só fachada. O homem só vai poder fazer aquilo que lhe permitirem. O Kennedy tanto tinha muita febre e por isso não foi longe.

Destaques V+