05 jan, 2017 - 17:01 • Ângela Roque
Realiza-se no domingo o tradicional concerto de Ano Novo na Sé de Lisboa, a cargo do Coro da Catedral de Lisboa.
Foram treze as peças escolhidas para o concerto, numa alusão directa ao centenário das aparições, que trará o Papa a Fátima em Maio. O maestro Luis Filipe Rodrigues explica à Renascença que “esta é uma data marcante, por isso entendemos que as peças deviam ser 13”. E tendo em conta que “as comemorações serão o marco central do ano 2017, grande parte dos trechos que iremos ouvir reforçam esta dimensão mariana que é essencial à Igreja, relacionando sempre a importância da virgem Maria na história da Salvação”.
Mas as peças escolhidas não têm só a ver com Fátima. “O tema central do concerto é a ‘Misericórdia’, mas como a 8 de Janeiro ainda estamos a celebrar o Natal, porque se assinala a Solenidade da Epifania, iremos também ter trechos de Natal”. E mais ainda: “teremos uma terceira parte do concerto com cânticos que nós apelidamos de ‘Busca de Deus’. O nosso concerto de Ano Novo andará assim à volta destes três temas, ‘Natal’, ‘Nossa Senhora’ e ‘Busca de Deus’, tendo sempre a Misericórdia como o centro”.
Os trechos escolhidos são de diversos autores, clássicos e contemporâneos, muitos deles portugueses. “A primeira peça será o célebre ‘Misericordias Domini’, de Henryk Jan Botor, que se canta muito até nas grandes celebrações no Vaticano”, explica o maestro. “No bloco de peças marianas serão interpretadas peças dos padres Manuel Luis e Azevedo Oliveira, e uma peça de órgão do Jean Langlais. Na ‘Busca de Deus’ teremos uma peça do padre Diamantino Faustino, outra de Johann Sebastian Bach, uma de Beethoven, e uma de François Couperin, esta peça em órgão”. O bloco dedicado a Fátima inclui “uma peça de Ferreira dos Santos, outra do padre Cartageno, e outra do padre Teodoro de Sousa. E, claro, o hino do Centenário das Aparições, que certamente será cantado durante todo este ano, e que é do padre José Joaquim Ribeiro”. A peça que conclui todo o concerto será “The peace of God”, do compositor inglês John Rutter.
O Coro da Catedral de Lisboa tem pessoas de toda a diocese, que ensaiam todos os domingos à noite. O concerto deste dia 8 vai ser acompanhado por crianças e vários instrumentistas. O maestro Luis Fernandes deixa o convite: “É um concerto de Ano Novo, apareçam, e penso que não se irão arrepender de passar uma hora a ouvir aqueles cânticos, que são cânticos muito solenes, mas nós tentamos sempre escolher um repertório vasto e bonito”.
O concerto terá início às 17 horas de domingo, na Sé de Lisboa.