Tempo
|
A+ / A-

Bibliomóvel "combate solidão" e agora ajuda a pagar contas

05 jan, 2017 - 09:41

Esta biblioteca itinerante existe há uma década em Proença-a-Nova, mas ao longo dos anos tem ampliado o leque de serviços prestados.

A+ / A-

A Bibliomóvel, “um veículo de combate à solidão”, ganhou uma nova competência. A biblioteca móvel de Proença-a-Nova passou a dispor de multibanco, um novo serviço que permite aos habitantes das 36 localidades visitadas, a cada duas semanas, fazerem pagamentos.

"Ao longo destes dez anos de trabalho, a Bibliomóvel tem-se afirmado como serviço de proximidade, que leva cultura a todos. Os serviços que agora se disponibilizam são um pequeno, mas importante passo, para esbater os constrangimentos que as distâncias por vezes acentuam", refere em comunicado do autarca João Lobo.

O autarca deste município do distrito de Castelo Branco sublinha que a disponibilização deste serviço que permite o pagamento de qualquer factura que tenha uma referência multibanco, através do "MB Spot" instalado no veículo, "é um importante apontamento de modernização administrativa".

Ampliar serviços

A Bibliomóvel de Proença-a-Nova, além da sua função base de emprestar livros e disponibilizar jornais e revistas para consulta, tem ampliado o leque de serviços prestados. É, por exemplo, possível entregar alguns requerimentos ao Balcão Único, dar a contagem da água, tirar fotocópias ou ter acesso à Internet.

"As bibliotecas mudam, são obrigadas a isso, e aquelas que ficam estagnadas no modelo onde o livro e a leitura são os seus únicos desígnios vão ter uma morte lenta e dolorosa. Têm de estar próximas e cúmplices com as reais necessidades de quem as sustenta", explica o bibliotecário Nuno Marçal, que visita 36 localidades do concelho de Proença-a-Nova de 15 em 15 dias.

Em Outubro de 2016, o município decidiu juntar a unidade móvel de saúde (UMS) à bibliomóvel, disponibilizando ao mesmo tempo duas valências à população do concelho que recebia estes serviços separadamente.

A Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova, inaugurada em 26 de Junho de 2006, surgiu de uma candidatura do município, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Sobreira Formosa, ao Progride, projecto de apoio e luta contra a pobreza e a exclusão social, do Instituto da Segurança Social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+