Tempo
|
A+ / A-

Solidariedade com vítimas de lei da blasfémia leva a ameaças de morte no Paquistão

03 jan, 2017 - 11:27

Shaan Taseer colocou uma mensagem no Facebook a desejar feliz Natal aos cristãos e a pedir orações pelas vítimas desta lei. Agora, pode vir a ser acusado de blasfémia, um crime que acarreta pena de morte no Paquistão.

A+ / A-

Um homem paquistanês está a receber ameaças de morte por parte de fundamentalistas islâmicos por ter pedido orações pelas vítimas da lei que pune a blasfémia naquele país.

Shaan Taseer é filho de Salman Taseer, o governador do Punjab que foi assassinado há seis anos depois de ter defendido a causa de Asia Bibi - uma cristã condenada à morte em 2010 por alegadamente ter ofendido o Islão, continuando detida e a aguardar o resultado de um recurso.

O governador criticou a lei, que é frequentemente utilizada para perseguir crentes de minorias religiosas, como cristãos e hindus, ou para resolver disputas pessoais e acabou por ser morto a tiro pelo seu guarda-costas, Mumtaz Qadri, que se tinha radicalizado.

Agora, numa mensagem publicada na sua conta do Facebook, Shaan Taseer desejou um feliz Natal aos cristãos do país e pediu orações em especial pelas vítimas da lei da blasfémia, que classificou como “desumana”. A lei prevê pena de morte para quem critica Maomé ou prisão perpétua para quem profana o Alcorão.

A resposta dos extremistas muçulmanos não se fez esperar. Um grupo fundamentalista fez queixa na polícia, exigindo que Taseer seja julgado precisamente por blasfémia, e o activista recebeu dezenas de ameaças de morte, que considera credíveis.

“Estão a enviar-me fotografias de Mumtaz Qadri, com mensagens a dizer que como ele há muitos à minha espera”, afirmou Taseer, em declarações à agência Reuters.

Os extremistas dão às autoridades até esta terça-feira para deter e acusar Taseer de blasfémia, prometendo manifestações caso o seu desejo não seja acatado.

Este incidente é mais um sinal do problema crescente de fundamentalismo no Paquistão, um país de esmagadora maioria islâmica, onde os cristãos são uma minoria de cerca de 1%.

Mais de 200 pessoas foram acusadas de blasfémia no Paquistão só em 2015. Embora não haja registo de execuções ao abrigo da lei, desde a sua implementação, são frequentes os assassinatos extra-judiciais de pessoas acusadas, tanto dentro da prisão como depois da libertação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    04 jan, 2017 Luanda 10:31
    Para mim só há uma solução, fazer no ocidente o que os muçulmanos fazem na terra deles, proibir as mesquitas e todos os antros que fomentam o terrorismo, acabar com os fundamentalistas.

Destaques V+