Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dívida pública diminui em Novembro

02 jan, 2017 - 12:18

Os dados são do Banco de Portugal. Recuperados 1,3 mil milhões de euros face ao mês anterior.

A+ / A-

A dívida pública portuguesa diminuiu 1,3 mil milhões de euros em Novembro, relativamente ao final de Outubro, para 241,8 mil milhões de euros, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

O BdP refere que esta variação "reflecte uma diminuição nos empréstimos (1,9 mil milhões de euros), essencialmente por via do reembolso antecipado de empréstimos do Fundo Monetário Internacional (2,1 mil milhões de euros), e emissões líquidas positivas de títulos (0,5 mil milhões de euros), com destaque para a terceira emissão de obrigações do Tesouro de rendimento variável (1,5 mil milhões de euros)".

De acordo com a instituição, a diminuição da dívida pública foi acompanhada por uma redução menos acentuada dos activos em depósitos (0,6 mil milhões de euros).

A dívida pública líquida de depósitos da administração central, por sua vez, registou uma redução de 0,7 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 223,7 mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • afinal
    02 jan, 2017 lis 13:35
    a divida diminuiu!...Em 2010 era 96% do PIB em 2015 estava em 129% do PIB...Convém fazer contas e não esquecermos que, em 4 anos, subiu 33%...Foram mais de 8% por ano! É obra!

Destaques V+