Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacina canadiana contra o Ébola pode ter "até 100%" de eficácia

23 dez, 2016 - 06:53

Se tudo correr bem, a vacina poderá estar disponível em 2018, no âmbito de um processo de aprovação acelerado.

A+ / A-

Um protótipo de uma vacina canadiana contra o Ébola pode ser "até 100%" eficaz na protecção contra este vírus mortal, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Num ensaio clínico que envolveu cerca de 6.000 pessoas, que receberam a vacina no ano passado, na Guiné, não houve nenhum caso de Ébola, contra 23 casos nos não vacinados, disse a subdirectora-geral de Sistemas de Saúde e Inovação da Organização Mundial de Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny, à agência France Presse.

Estes dados sugerem "fortemente que a vacina é muito eficaz e pode ter uma eficácia de até 100%", adiantou Marie-Paule Kieny.

Se tudo correr bem, a vacina poderá estar disponível em 2018, no âmbito de um processo de aprovação acelerado, avançou a responsável.

"Depois de 40 anos, parece que agora temos uma vacina eficaz para a doença do vírus Ébola”, afirmou Thomas Geisbert, um investigador do Galveston National Laboratory, no Texas.

O Ébola causou a morte de mais de 11.000 pessoas na África Ocidental.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Frederico Pinto
    23 dez, 2016 Riga 09:26
    O estudo foi feito com mais de 7000 participantes, em que se aplicou a mesma vacina em comunidades de alto risco de infecao com Ebola. >4000 pessoas foram inoculadas imediatamente e >3000 apenas 21 apos o risco ser detetado. Nao houve controlo com placebo. Porem a OMS afirma 100% de eficacia. Errado, pois os casos de Ebola foram verificados no grupo que foi vacinado tardiamente. Este indica que a vacina tem merito em manter as comunidades em risco, livres da infecao. Mas esta pesquisa precisa mais grupos de controlo, em condicoes muito semelhantes e com placebo. Pesquisa cientifica para licenciamento de novas vacinas, modo acelarado (tipo loucura Zika e Ebola) tem muit que se lhe diga! Cuidado. Nao abusem das pessoas com menos opcoes.

Destaques V+