Tempo
|
A+ / A-

​Quer ver o Douro em 360º sem sair do lugar?

20 dez, 2016 - 11:49 • Olímpia Mairos

Do centro histórico de Vila Real a um passeio de barco pelo Douro. Tudo grátis e pela internet.

A+ / A-

A Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) vai disponibilizar, gratuitamente e “online”, 230 imagens do Douro a 360º, que permitem fazer viagens em realidade virtual por este território.

Será possível, por exemplo, visitar virtualmente o Santuário dos Remédios, em Lamego, o miradouro de São Leonardo de Galafura, o centro histórico de Vila Real, o Museu do Douro, no Peso da Régua, ou até mesmo “fazer” um passeio de barco pelo rio Douro.

O objectivo da iniciativa é “dar a conhecer o Douro dentro e fora de Portugal, mostrando imagens que convidem à vinda de mais pessoas à região duriense, permitindo a viagem através de um computador ou ‘smartphone’”.

Samuel Tapada, responsável pelo projecto de levantamento em realidade virtual, refere que esta iniciativa “garante que o Douro é pioneiro a nível mundial nesta tecnologia”.

“Nenhuma outra região tem um levantamento tão exaustivo em realidade virtual e tão coordenado e em qualidade”, assegura.

A primeira imagem vai ser disponibilizada no dia 1 de Janeiro de 2017. Depois, será introduzida uma nova por dia, ao longo de 190 dias. Serão disponibilizadas no Facebook e no site www.magellanworld.pt 230 imagens a 360º em realidade virtual.

A aposta tecnológica está a ser feita através do projecto “O Douro à Volta do Mundo – Magellan World”, promovido pela AETUR, com sede em Vila Real, e que junta, pela primeira vez, o património do Douro com o legado histórico deixado pelo navegador Fernão de Magalhães.

Os 19 municípios do Vale do Douro serão representados através de imagens recolhidas ao longo de mais de um ano.

“O inventário duplicará o levantamento previsto de 115 imagens para pelo menos 230. Foi produzido, e vai continuar a ser, conteúdo em imagens 360º/realidade virtual e vídeo 360º/realidade virtual”, explicou Samuel Tapada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+