Tempo
|
A+ / A-

Morreu o bispo Javier Echeverria, prelado do Opus Dei

12 dez, 2016 - 23:16

Foi o segundo sucessor de S. Josemaría Escrivá, que fundou a obra religiosa. Tinha 84 anos.

A+ / A-

Morreu esta segunda-feira, aos 84 anos de idade, o bispo Javier Echeverria, líder do Opus Dei. A notícia foi confirmada à Renascença pelo gabinete de imprensa do Opus Dei em Portugal.

O prelado estava hospitalizado desde o dia 5 de Dezembro, em Roma, por causa de uma infecção pulmonar e a sua situação clínica complicou-se recentemente causando dificuldades respiratórias e culminando na sua morte.

Nascido em Madrid, em 1932, Echeverria conheceu nessa mesma cidade o fundador do Opus Dei, que viria mais tarde a ser canonizado. Foi eleito prelado em 1994 e em 1995 foi ordenado bispo por S. João Paulo II.

Com a morte do actual prelado a direcção do Opus Dei recai sobre o vigário geral, monsenhor Fernando Ocariz que, de acordo com os estatutos, deve convocar um congresso electivo para que seja escolhido um novo líder, a ser confirmado pelo Papa Francisco.

Contactado pela Renascença, Pedro Gil, porta-voz do Opus Dei em Portugal, sublinha três aspectos de Javier Echeverria, a começar pela sua "grande dedicação à Igreja, sempre esteve muito unido ao Papa e incentivava muito a que estivéssemos unidos aos bispos das dioceses. Tinha uma grande preocupação pelos problemas que as pessoas atravessam, desde o desemprego ao problema dos refugiados e também um grande afecto por Portugal, que considerava um refúgio, porque Fátima era um refúgio para os cristãos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    13 dez, 2016 Viseu 11:04
    Interessante, serena e objetiva, a notícia sobre o bispo falecido D. Javier Echevarría, muito amigo de Portugal e onde veio muitas vezes.
  • Geiza Raizman
    13 dez, 2016 são paulo 10:59
    Grande gratidão pela Obra. Ficam os bons ensinamentos.....Grande coração!!!!!!!!!!!Sinto muitíssimo!!!!!!!!!!!
  • Rocha
    13 dez, 2016 Porto 10:33
    A Opus Dei é uma organização que acolhe criminosos de alto coturno, alguns deles estabelecidos em posições dominantes da sociedade portuguesa.
  • DÉLIA MIMOSO
    13 dez, 2016 CALDAS DA RAINHA 09:11
    um grande Santo que tive a grata oportunidade de conhecer pessoalmente. Agora, desde o céu cuidará de cada um de nós.

Destaques V+