Tempo
|
A+ / A-

Atentado em catedral cristã faz dezenas de vítimas no Egipto

11 dez, 2016 - 09:36

Balanço do ataque bombista aponta para pelo menos 25 mortos e 49 feridos.

A+ / A-
Atentado em catedral cristã faz dezenas de vítimas no Egipto
Atentado em catedral cristã faz dezenas de vítimas no Egipto

Veja também:


Pelo menos 25 pessoas morreram e 49 ficaram feridas numa explosão numa catedral da comunidade cristã copta, no Cairo, avança a televisão estatal do Egipto.

Entre as vítimas estão muitas mulheres e seis crianças, avançam as forças de segurança.

O engenho, com cerca de 12 quilos, terá sido detonado por uma mulher no interior do templo copta ortodoxo, segundo fontes dos serviços de seguraça citadas pela agência Reuters.

O ataque contra a catedral de São Pedro ainda não foi reivindicado por qualquer grupo terrorista, mas alguns membros do autoproclamado Estado Islâmico celebraram o atentado nas redes sociais.

Foto: Khaled Elfiqi/EPA

As forças de segurança estabeleceram um cordão de segurança na zona da catedral copta, enquanto dezenas de pessoas se juntaram em frente ao templo a exigir medidas para evitar novos ataques.

A explosão na catedral copta aconteceu depois de, na sexta-feira, dois ataques bombistas terem provocado seis mortos e seis feridos entre as forças policiais.

Os cristãos coptas são uma minoria no Egipto, país de maioria muçulmana.

As forças de segurança do Egipto têm lutado nos últimos anos contra grupo terroristas, como o autoproclamado Estado Islâmico ou a Al-Qaeda, responsáveis por uma onda de insurgência na península do Sinais, mas também por atentados noutros pontos do país.

[notícia actualizada às 12h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ceifador Atento
    12 dez, 2016 Taquáras 00:54
    O Estado Islâmico está aglutinado ao mundo ocidental nos ataques aos cristãos e tem como objectivo a eliminação do cristianismo, Para aceitarem esta ideia, recordo em primeiro a negação aos fundamentos do cristianismo na formação da Europa; em segundo a ligação da Casa Real Britânica à fundação AGA Khan, cujo fim é a eliminação do cristianismo; em terceiro a negação do apoio à Nigéria na sua luta contra o Boko Haram. Neste ultimo caso foi prometido ajuda na condição de legalização do aborto. Noticia esta desconhecida do povo ocidental. Perante esta recusa o bispo da capital teve um apoio divino, Cristo crucificador aparece lhe e ofereceu-lhe um terço como arma e a promessa, que com ele a Nigéria venceria. A guerra da Síria tem por trás um Grande Plano a formação de uma grande comunidade de estados islâmicos que vai do Iraque até Marrocos, à muito planeada e iniciada a sua implantação com a invasão do Iraque. Esta iniciativa teve o apadrinhamento de PORTUGAL. Com tal apadrinhamento os nossos políticos ocuparam cargos importantes e ainda ocupam na senda internacional.
  • Pinto
    11 dez, 2016 Custoias 14:14
    Os cristãos são os mais perseguidos pelo estado islâmico e andamos nós a acolher essa gente com o estatuto de refugiados.
  • Pedro
    11 dez, 2016 Porto 12:00
    Isto é o que vai acontecer na Europa e em todos os sítios onde houver muçulmanos. O Islão é incompatível com tudo o resto.
  • Passenger
    11 dez, 2016 Devon 11:53
    Santos,estes são cristãos coptas
  • PEDRO
    11 dez, 2016 LX 11:51
    E UM ESCANDALO SEM LIMITES ESTA CHACINA CONTINUA DE CRISTAOS POR TODO O MUNDO MUCULMANO. MAS, MAIS NOJENTO E REVOLTANTE QUE ESTA SELVEJARIA, E A COBARDIA DA CIVILIZACAO OCIDENTAL E DA CLASSE POLITICA ELEITA QUE JUNTA AO COBARDE SILENCIO E INACCAO A PERMANENTE E GRATUITA OFENSA A QUALQUER SER HUMANO CIVILIZADO FORCANDO-O A PAGAR A COLONIZACAO BARVARA DAS SUAS TERRAS (VIDE MESQUITAS NA MOURARIA) E A ACEITAR A IMPORTACAO DE VIOLADORES E INUTILIDADES SOCIAIS, CALADO. SOB PENA DE SER APELIDADO DE RACISTA PELA ESQUERDA FASCISTA E MONGOIDE.
  • Francisco Rodrigues
    11 dez, 2016 Algés 11:17
    entretanto só se fala no atentado na Turquia. lobby ateu jacobino em censura permanente
  • Santos
    11 dez, 2016 Aveiro 10:33
    QUANDO SÃO REFERIDOS CRISTÃOS ESTÃO A FALAR DE CATÓLICOS, PROTESTANTE, ADVENTISTAS, TESTEMUNHAS...? QUAIS É QUE ESTÃO A SER PERSEGUIDOS? SEJA COMO FOR É LAMENTÁVEL O SUCEDIDO.

Destaques V+