Tempo
|
A+ / A-

revista de imprensa

Aleppo alerta Europa

08 dez, 2016 - 11:04

​Um grupo de crianças da cidade de Aleppo, na Síria, denunciou à União Europeia as atrocidades que estão a ser cometidas durante a guerra civil.

A+ / A-
Revista de Imprensa de temas europeus (08/12/2016)

A notícia está em destaque no portal da agência Ecclesia, que cita um comunicado da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Crianças cristãs e muçulmanas testemunharam junto de dirigentes da União Europeia, através de uma videoconferência com Bruxelas, o drama que as populações sírias estão a viver e pediram o “fim dos bombardeamentos”.

Na agência Lusa, o alerta do Primeiro-ministro português. António Costa defende que a União Europeia tem de ser capaz de responder de forma activa e concreta aos anseios dos cidadãos. Uma afirmação reproduzida durante o debate preparatório do Conselho Europeu do próximo dia 15. Costa lembra que os cidadãos “querem segurança contra a ameaça terrorista, segurança relativamente às suas fronteiras externas e solidariedade na partilha de responsabilidades, seja no acolhimento de refugiados, seja no esforço de convergência das economias menos desenvolvidas".

União Europeia aprova a compra da rede de contactos profissionais LinkedIn por parte da Microsoft. Segundo o portal Sapo24, trata-se de uma operação que vai rondar os 26 milhões de dólares. Este acordo para a compra da LinkedIn já foi aprovado pelos Estados Unidos, Canadá, Brasil e África do Sul e vai ser concluído nos próximos dias, uma vez terminada a viabilização do negócio por parte da União Europeia.

O “Diário de Notícias da Madeira” fala do acordo bilateral entre a União Europeia e Cuba. A parceria deverá ser formalizada na próxima segunda-feira em Bruxelas. Federica Mogherini, a alta representante de política externa da União Europeia, fala de um ponto de viragem nas relações entre a UE e Cuba. Mogherini acrescenta que, “através do novo acordo, a UE está pronta a apoiar o processo de modernização económica e social em Cuba.

A fechar, o projecto da nova sede física da União Europeia. Chama-se Space Egg e simboliza a alegria. É um edifício amigo do ambiente, mas que deverá custar algo como 321 milhões de euros. Um montante que, segundo a agência France Presse tem sido muito criticado numa altura em que alguns Estados-membros da União Europeia se debatem com a escassez de recursos financeiros e só agora iniciam uma trajectória de recuperação dos cortes impostos pelos anos recentes da austeridade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+