Tempo
|
A+ / A-

Trump eleito personalidade do ano pela "Time"

07 dez, 2016 - 12:34

A designação é uma tradição anual da revista norte-americana desde 1927. A figura escolhida é capa da edição de final de ano. "Uma honra", diz Donald Trump.

A+ / A-
Trump é Personalidade do Ano para a Time. "Definitivamente, isto não é um prémio"
Trump é Personalidade do Ano para a Time. "Definitivamente, isto não é um prémio"

A revista "Time" escolheu Donald Trump para personalidade do ano 2016.

A eleição pretende identificar a pessoa que mais influenciou as notícias durante um ano. "É a 90ª vez que elegemos uma figura de grande influência, pelo bem ou pelo mal. No caso de Donald Trump, a resposta divide profundamente o país" (Estados Unidos), lê-se no editorial da revista.

"Donald Trump, presidente of the divided States of America" ("presidente dos Estados Divididos da América"), é por isso o título escolhido.

“Acho que nunca se viu alguém que actue de maneira tão pouco convencional e que tenha tamanho impacto no que aconteceu durante o ano”, escreve a editora Nancy Gibbs.

Trump recebeu a notícia quando dava uma entrevista à norte-americana NBC. “É uma grande honra”, afirmou, acrescentando que “representa muito” para si.

Na lista para personalidade do ano estavam nomes como Hillary Clinton, adversária de Trump na corrida à Casa Branca; o Presidente russo, Vladimir Putin; o fundador do Facebook Mark Zuckerberg e a cara do "Brexit" Nigel Farage.

Quem é Donald Trump, o novo Presidente dos EUA
Quem é Donald Trump, o novo Presidente dos EUA

Em 2015, a revista norte-americana elegeu chanceler alemã como personalidade ano. A “Time” considerou que Angela Merkel desempenhou um papel central em vários acontecimentos desse ano, nomeadamente na crise dos refugiados.

No ano anterior, a distinção foi para “Os combatentes do ébola”, médicos, enfermeiros, missionários e todas pessoas que combateram o vírus, na África Ocidental.

Em 2013, o Papa Francisco foi eleito a personalidade do ano e, em 2012, o título foi para o Presidente Barack Obama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 08 dez, 2016 14:49
    nao
  • rosinda
    07 dez, 2016 palmela 16:52
    Gabriela carrascalao vai ter uma exposicao no museu do vinho da bairrada! Aquela mulher e um espectaculo a pintar sera que ela conseguia pintar o trump?
  • Sousa
    07 dez, 2016 Braga 13:52
    Agora já lambem as botas ao Donald....
  • FR
    07 dez, 2016 Portugal 13:50
    Acabou com a hipocrisia. Mostrou que o dinheiro, o carisma e a frontalidade ganham. Não vale apena fazerem de politicamente correto e fingirem que ajudam os pobrezinhos com trocos quando têm milhões e que a imagem ganha por si só. Ganhou o bem. E ele é machista? Que interessa? As mulheres estão longe de ser santas.

Destaques V+