Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Miami. “Little Havana” celebra a morte de Fidel com gritos de “Cuba libre!”

26 nov, 2016 - 10:44

“O ditador totalitário morreu. Que o seu estado policial e a sua desumanidade sejam enterrados com ele”, afirma este sábado o editorial do jornal “Miami Herald”.

A+ / A-
Miami. “Little Havana” celebra morte de Fidel
Miami. “Little Havana” celebra morte de Fidel

Com mais de 1,2 milhões de habitantes cubanos, a cidade norte-americana de Miami, na Flórida, alberga a maior comunidade cubana fora da ilha. Na madrugada em que se soube que o histórico líder Fidel Castro morreu, multidões saíram à rua no bairro de “Little Havana” para celebrar a sua morte.

Com gritos de “Cuba libre” e “Fidel, tirano, llévate tu hermano” (Fidel, tirano, leva o teu irmão), dezenas de pessoas agitaram bandeiras, buzinaram e celebraram a morte do ditador cubano.

O jornal “Miami Herald”, a principal publicação da cidade, publicou este sábado um editorial muito crítico de Fidel, a quem chama hoje “irrelevante”, “uma peça de museu ambulante”.

“Toda a sua proeminência e poder acartaram um custo terrível para o povo cubano, e é aí que está o seu legado mais duradouro, trágico e imperdoável”, lê-se no editorial.

Historicamente, a comunidade cubana de Miami tem sido firmemente contra o regime de Castro e tem bloqueado a normalização das relações entre Cuba e os Estados Unidos.

"É triste que se encontre alegria na morte de uma pessoa mas essa pessoa nunca deveria ter nascido", afirmou Pablo Arencibia, 67 anos, professor que fugiu de Cuba há 20 anos.

"Satanás é que agora tem que se preocupar" porque "Fidel está a chegar e vai tentar ficar com o seu trabalho", disse Pablo Arencibia, que quase não se conseguia fazer ouvir, tal era a festa na zona de Miami onde reside.

“O ditador totalitário morreu. Que o seu estado policial e a sua desumanidade sejam enterrados com ele”, remata o editorial do “Miami Herald”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+