Tempo
|
A+ / A-

Esquerda aprova aumento de 6 euros nas pensões mais baixas

24 nov, 2016 - 19:40

Subida de 10 euros nas restantes até 628,83 euros também recebeu luz verde do CDS.

A+ / A-

Os partidos da esquerda parlamentar aprovaram esta quinta-feira o aumento extraordinário de seis euros, a partir de Agosto, nas pensões mínimas e de 10 euros nas restantes até 628,83 euros, que estiveram congeladas nos últimos anos.

As bancadas parlamentares do PS, PCP, PSD e CDS-PP entregaram propostas de alteração sobre o aumento extraordinário de pensões, mas apenas a medida apresentada pelos socialistas foi aprovada esta tarde, na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Na proposta inicial de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), o Governo propunha que todas as pensões até aos 628,83 euros, fossem alvo de uma actualização extraordinária de 10 euros a atribuir por cada pensionista em Agosto, desde que não tivessem sido actualizadas entre 2011 e 2015.

No entanto, o PS acabou por apresentar uma proposta de alteração para que também as pensões do primeiro escalão das pensões mínimas, as pensões sociais e as rurais, que foram actualizadas nos últimos quatro anos, fossem aumentadas em seis euros.

O aumento de 10 euros foi aprovado com os votos favoráveis do PS, PCP, Bloco de Esquerda e CDS-PP e com a abstenção do PSD, enquanto o aumento de seis euros contou com a 'luz verde' de toda a esquerda, mas com a abstenção dos deputados sociais-democratas e centristas.

A proposta do PSD, que previa que a actualização extraordinária acontecesse a partir de Janeiro para todos os pensionistas até aos 628,83 euros, foi chumbada com os votos contra dos partidos da esquerda.

Também a proposta do PCP, que previa que todas as pensões sofressem uma actualização em 2017 de um montante fixo mensal de 10 euros, foi chumbada. Neste caso, bastou o voto contra do PS para a inviabilizar, já que PSD e CDS-PP abstiveram-se e apenas o Bloco de Esquerda votou alinhado com os comunistas.

Da mesma forma, a proposta apresentada pelo CDS-PP, que previa que todas as pensões do regime geral de Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA) fossem aumentadas em 10 euros - mas a partir de Agosto - foi chumbada, com os votos da esquerda e a abstenção do PSD.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Costa
    26 nov, 2016 Marinhais 16:54
    Grande aumento! 0,2 cêntimos por dia é obra para quem ganha 200 e poucos euros por mês.Tenham vergonha.Comem na AR quase de borla, com guardanapos de renda e 10 pratos à escolha e querem dizer que o,2 centimos é aumento.Que compra alguém com isto, nem uma pequena carcaça de pão. Tenham vergonha quando falam em nome dos pobre e mais desfavorecidos.Grande esquerda esta que se contenta em dar 0,2 cêntimos de aumento por dia, para quem ganha cerca de 200 euros mês.Tenham vergonha!
  • Vera
    25 nov, 2016 Palmela 20:02
    Até concordo, se esses reformados das pensões mínimas, deixarem de pagar as TAXAS DA ÁGUA! porque os reformados precisam de tomar banho, lavar a sua roupa, lavar a panela da sopa, os talheres, a caneca e a tigela; e a casa, que também, precisa de ser lavada (já não falando daqueles que não se podem mexer e que precisam de pagar a alguém, para lhes limpar a casa! Os direitos dos reformados e pensionistas, são: ter pelo menos, uma tigela cheia de sopa, pão, leite, fruta, medicamentos, higiene do corpo e higiene da casa! e ainda falta a renda da habitação, que recentemente foi aumentada! Sejam justos! porque nem todos os idosos têm filhos na política, ou nas autarquias, ou... outros filhos da mãe (fora a mãe, que não tem culpa!). (ponto final)
  • Dr Xico
    25 nov, 2016 Lisboa 11:40
    Podem sempre votar no Tio Passos que os roubou durante 4 anos e agradecerem. Agora 6€ não é nada?? Aliaz as pensões minimas deviam ser revistas e so recibia pensao social kem precisa-se é que andam, a receber 200€ gente com as tias dos ricado espito santo
  • POPULISMO BARATO
    24 nov, 2016 Lx 23:56
    É só propaganda e populismo barato das geringonças das esquerdas folclóricas e despesiastas....Assim se vira a página da austeridade com 20 cêntimos de aumento por mês...Pobres pensionistas que mereciam outro tratamento mais decente... O Professor César das Neves diz claramente que vem aí um novo resgate em 2017. Mas os socialistas são bons a gastar e a pedir resgates.Voltaremos ao tempo do aldrabilhas do Sócrates...
  • J Robert
    24 nov, 2016 gaia 23:51
    Seis euros.. ja nao se passa fome, a crise passou
  • 24 nov, 2016 21:23
    Finalmente, um aumento como deve ser. Agradeço os 20 cêntimos por dia.
  • Ena tanto!!!!!
    24 nov, 2016 lisboa 20:13
    Ena que fartura!!! Estou rico!!! Estou rico!!!!!!

Destaques V+