Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal segundo o PS: uma "ilha de estabilidade", um país de novo normal

22 nov, 2016 - 18:42

Diagnóstico feito por António Costa e Pedro Nuno Santos nas jornadas parlamentares do PS.

A+ / A-

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS defendeu que Portugal respira um "clima de tranquilidade", sem sobressaltos para as empresas e famílias no dia-a-dia, com o Governo a dar "paz" ao Tribunal Constitucional e a ter "excelentes" relações institucionais.

António Costa falava no encerramento das Jornadas Parlamentares do PS na Guarda, num discurso em que defendeu que o seu Governo tem cumprido os seus compromissos eleitorais, os compromissos que estabeleceu com os parceiros de investidura (PCP, Bloco de Esquerda e PEV) e as regras da União Europeia.

"Devolvemos ao país à normalidade. O país respira um clima de tranquilidade, com as famílias e as empresas a já não viverem no sobressalto do que poderá acontecer no dia seguinte", sustentou o primeiro-ministro.

De acordo com o líder do executivo, no último ano, deixou de haver "a incerteza de planos B do Estado, ou a necessidade de apresentação de orçamentos rectificativos".

"Demos paz ao Tribunal Constitucional e há um excelente clima de relações institucionais entre o Governo, o Presidente da República, a Assembleia da República, os demais órgãos de soberania e as autarquias locais", acrescentou.

"Ilha de estabilidade"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, defende que Portugal é neste momento, entre os Estados Unidos e vários Estados-membros da União Europeia, uma "ilha de estabilidade política, económica e social".

Pedro Nuno Santos, que coordena do ponto de vista político a relação com as forças que suportam o Governo na Assembleia da República (Bloco de Esquerda, PCP e "Os Verdes"), considerou, esta terça-feira, nas jornadas parlamentares do PS, que "todos" estão "empenhados de forma séria" na continuidade do actual executivo até ao final das legislatura e na produção de resultados.

De acordo com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, o discurso de PSD e do CDS-PP "ficou esvaziado" quando o actual Governo "conseguiu simultaneamente introduzir uma viragem política, sem romper com as regras da União Europeia". Mas Pedro Nuno Santos foi mais longe: "Em Portugal, estamos numa ilha de estabilidade".

"Quando se olha para o que acontece no mundo, seja nos Estados Unidos, sejam em vários países da União Europeia, onde a incerteza política é muito grande, onde a instabilidade também, olhamos para Portugal como um espaço de estabilidade. Esta é uma das grandes vitórias de uma solução de Governo que muita gente antecipava instabilidade", afirmou.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares referiu depois que o actual Governo se prepara para ver aprovada pela Assembleia da República a sua segunda proposta de Orçamento do Estado. "Temos hoje um ambiente de estabilidade política, social e económica que inveja a maior parte dos nossos parceiros europeus", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rampa de garagem
    23 nov, 2016 Santarém 23:18
    Um país normal comandado por anormais!
  • J. Simões
    23 nov, 2016 Lisboa 16:46
    Pois é.... se calhar na casa dele... quando não está em casa!!!!
  • Eduardo Rocha
    23 nov, 2016 Lisboa 00:43
    Portugal é um país extremamente anestesiado com Pão (tachos e subsídios parasitas) e Circo (consumismo idiota e entretenimento/diversão alienante), a caminho da ruína total!
  • Viriato Nunes
    22 nov, 2016 Coimbra 22:59
    Não tivesse o governo anterior reduzido o défice de 11,2 para 3,2% e não tivesse criado oportunidade para novas indústrias nascerem, e novos mercados abrirem, não tivesse ele conseguido uma saída limpa e credibilidade externa para retorno a mercados, andava agora o Costa e C.ª a apanhar bonés. A história é sempre assim: uns deixam dívida e bancarrota, outros pegam nisto e tentam compor a coisa, vêm outros e levam os louros. Chamam-se oportunistas. É dos livros. Siga a dança!
  • Amós
    22 nov, 2016 adelinomatcarneiro@sapo.pt 22:02
    Eis o que eu escrevi em 2009: a terra perdeu o sal. O fermento perdeu a substâcia. As ovelhas perdertam a consciência. E os diabos aumentaram a astúcia e PERDERAM a VERGONHA. Eles aí andam a vaguear , sem vergonha. É tempo da sua exultação. Não vai tardar a chegar o tempo da sua humilhação. Boa noite.
  • TANTA DEMAGOGIA
    22 nov, 2016 Lx 21:59
    Este demagogo populista acha que os portugueses são parvos. A demagogia desta gente enoja e diz bem do radicalismo e populismo desta gente menor que nos desgoverna. São uns embustes, mentirosos e demagogos estes esquerdistas folclóricos.Em 2011 foi assim também e batemos no fundo com o outro populista, demagogo, mentiroso compulsivo que pertence à troupe do demagogo Costa, um verdadeiro pantomineiro e vendedor da banha da cobra.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    22 nov, 2016 Lisboa 19:54
    Apenas manobras de propaganda e de populismo barato e caduco deste vendedor de ilusões e da banha da cobra. Pagaremos caro estes desvarios da esquerda radical e populista em breve....Basta ler os clássicos..
  • joao123
    22 nov, 2016 lisboa 19:49
    A máquina de propaganda do PS sempre foi a melhor e continua a ser . O populismo que ia acabar a austeridade , que não se aumentavam ou criavam novos impostos , que o país ia crescer através do consumo interno, que a redução défice não interessava nada, que a dívida ia baixar, que a culpa dos sacrifícios dos últimos 4 anos foram devidos não à pré-banca rota mas ao sadismo de um primeiro ministro , etc, são exemplos dessa grande máquina de propaganda . Como não acreditar que está tudo bem e que vivemos numa ilha de estabilidade...
  • Ilha de selvagens
    22 nov, 2016 lisboa 19:43
    Uma ilha ilha invadida de selvagens de todo o mundo! Um País atrasado graças à comunada e xuxalhada!!!
  • andré
    22 nov, 2016 Portugal 19:43
    Mais um ano perdido com propaganda. Crescimento económico inferior ao do governo anterior. O pouco crescimento

Destaques V+