Tempo
|
A+ / A-

Carlos Moedas: Portugal está "a ver uma luz ao fundo do túnel"

16 nov, 2016 - 14:31

Comissário europeu diz que Portugal caminha para sair do Procedimento por Défice Excessivo.

A+ / A-

O comissário europeu para a Inovação, Ciência e Investigação, Carlos Moedas, destacou esta quarta-feira que a Comissão Europeia vê Portugal "no bom caminho" "pela primeira vez" desde 2009.

"Pela primeira vez, vem na comunicação da própria Comissão o facto de Portugal estar no bom caminho para sair finalmente do procedimento por défice excessivo", disse Carlos Moedas, sublinhando que o país está "desde 2009 numa situação em que não cumpre as regras e pela primeira vez" está "a ver uma luz ao fundo do túnel".

O comissário salientou ainda que o rumo está traçado para "quando os dados do Eurostat forem divulgados, lá para Março ou Abril, Portugal estar fora do PDE".

Carlos Moedas foi secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro no Governo de Pedro Passos Coelho entre 2011 e 2014.

Portugal tem estado sujeito a um procedimento por défice excessivo desde Dezembro de 2009, altura em que o Conselho Ecofin da União Europeia (UE) emitiu uma recomendação instando-o a corrigir o défice até 2013.

Portugal não corrigiu o seu défice até 2015, conforme exigido, e o esforço orçamental envidado ficou muito aquém do que foi recomendado pelo Ecofin.

A Comissão Europeia afirmou esta quarta-feira que Portugal deverá respeitar o valor de referência para o défice orçamental de 3% em 2016, podendo encerrar o PDE se realizar uma correcção "atempada e sustentável".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A Candeia...
    17 nov, 2016 lisboa 03:36
    É a luz da candeia da Banca Rota!...
  • Luis
    16 nov, 2016 Lisboa 16:45
    O Moedas está lixado. A Associação de Bruxos,Videntes e Cartomantes ABVC (ex PSD) vai-lhe fazer uma macumba que ele vai ficar todo tolhido para o resto da vida.Os "Trombistas" (ex Pafiosos e ex Trumpistas) não lhe perdoam. Começaram a ser designados por "Trombistas" devido às trombas com que ficam todas as vezes que há boas noticias relativamente ao governo e ao País.

Destaques V+