Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedro Mexia. A morte nunca foi "assunto estranho" para Leonard Cohen

11 nov, 2016 - 11:37

“Ninguém fez mais pela dignidade poética da canção popular” do que Cohen, defende o poeta e assessor cultural de Belám.

A+ / A-
Dez músicas para recordar Leonard Cohen
Dez músicas para recordar Leonard Cohen

Pedro Mexia, poeta, cronista e crítico literário, considera que “ninguém fez mais pela dignidade poética da canção popular e pela ligação entre as letras das canções à poesia, à literatura e até a outros textos, nomeadamente textos sagrados” do que Leonard Cohen, cuja morte foi anunciada esta quinta-feira.

Em declarações à Renascença, Mexia lembra que “Cohen foi o responsável número um pela dignidade poética da música” e “isso ficará sempre, mesmo para aqueles menos sensíveis” à obra do músico/poeta.

Recusando a ideia de que “Cohen é um escritor essencialmente deprimente e depressivo”, o também consultor da Presidência da República para área cultural recorda o “lado de exultação e exaltação” e também o “lado irónico e sarcástico de muitas canções”.

Fazendo um paralelismo com o último disco de David Bowie, que à semelhança de “You Want it Darker” foi lançado pouco antes antes da sua morte, Mexia recorda que, ao contrário de Bowie, o canadiano sempre compôs discos onde “a questão da morte e da despedida estão muito presentes”.

O conhecimento que Cohen tinha “da literatura sagrada, nomeadamente do judaísmo e do cristianismo” contribuíram em muito para que a morte “nunca fosse um assunto que lhe fosse estranho”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Bruno
    11 nov, 2016 Lisboa 21:45
    Notícia triste, Pedro Mexia muito bem na sua apreciação. Já a redacção da notícia está com gralhas, o que não me parece muito desculpável.
  • Miguel Botelho
    11 nov, 2016 Lisboa 14:51
    É claro que Pedro Mexia sabe deste tema mais que qualquer sábio deste universo. Pedro Mexia já morreu e renasceu para contar aquilo que viu e como foi. De facto, a sabedoria de Pedro Mexia é imensa e bate recordes. Magnânimo Pedro Mexia.

Destaques V+