Tempo
|
A+ / A-

Nobel da Economia. Trump, o “ignorante irresponsável” que vai levar ao “desastre”

09 nov, 2016 - 10:40

Para Paul Krugman o resultado das eleições norte-americanas deve conduzir a economia mundial a uma recessão.

A+ / A-


O prémio Nobel da Economia Paul Krugman defende que a vitória de Donald Trump deve dar início a uma “recessão global, sem fim à vista”.

Num artigo no seu espaço habitual de opinião no “New York Times”, o economista constata que os mercados, em todo o mundo, caíram depois de confirmada a vitória do candidato republicano e alerta que é impossível prever a recuperação.

“O desastre para a América e para o mundo tem tantas variantes que as ramificações económicas estão no fundo da minha lista de receios. Mesmo assim, creio que as pessoas querem respostas e se a pergunta é: quando é que os mercados vão recuperar, à primeira vista, a resposta é – nunca- ", escreve o Nobel.

Para o economista norte-americano, é uma "má notícia" colocar um homem “irresponsável e ignorante”, assessorado pelas pessoas erradas, à frente do país com a mais importante economia do mundo.

Segundo o artigo, acresce que a situação de fragilidade em que se encontra o mundo (oito anos após uma grande crise financeira) está a piorar tudo "neste momento”.

No seu texto, antecipa que a Reserva Federal deixará de estar disponível para estimular a economia, dado que terá menor margem para cortar os juros. “Estamos provavelmente a olhar para uma recessão global, sem fim à vista”.

“Agora, vem aí a ‘mãe de todos os efeitos adversos’ – e o que vem aí é um regime que vai mostrar-se ignorante e hostil sobre políticas económicas perante todos os esforços para fazer funcionar soluções”, afirmou.

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as eleições, derrotando, contra o que previam as sondagens, a adversária democrata, Hillary Clinton, segundo os primeiros resultados provisórios divulgados.

No discurso de vitória, Trump garantiu que será o Presidente de todos os americanos e que é hora de os norte-americanos curarem as feridas da divisão e se juntarem "como um povo unido".

O sucessor de Barack Obama vai tomar posse a 20 de Janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    09 nov, 2016 Portugal 14:12
    O facto de receber um prémio na economia isso não prova nada. Pois gostaria de saber o que este fulano fez pela economia mundial ou mesmo a do seu País? Porque razão não é Ministro de finanças já que sabe tanto.
  • João
    09 nov, 2016 Lisboa 13:11
    Que dizer que do seu ponto de vista está tudo bem como estava? Boa.
  • António Costa
    09 nov, 2016 Cacém 13:07
    O que o Sr. Paul Krugman não percebe, é que foi ele que perdeu. As pessoas estão só fartas de "elites" que só pensam em si próprias e que se acham donas de toda a verdade. Mas vamos ver, para já bastou o discurso de Trump para os "mercados" ficarem mais "sossegados".

Destaques V+