Tempo
|
A+ / A-

Hillary considera “profundamente preocupante” reabertura de investigação aos emails

29 out, 2016 - 23:40

Ex-secretária de Estado norte-americana exige que o FBI explique quais foram os novos dados que levaram ao novo caso.

A+ / A-

A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, considera um caso "sem precedentes" e "profundamente preocupante" a reabertura da investigação do FBI aos seus emails.

"É muito estranho que uma coisa assim seja publicada, com tão pouca informação, pouco antes de uma eleição", disse a candidata a Presidente num comício em Daytona Beach, Florida, referindo-se à carta que o director do FBI, James Comey enviou ao Congresso, a dizer que os investigadores terão descoberto novas mensagens "pertinentes" ligadas ao caso dos emails.

E acrescentou a candidata: "Na verdade não é só estranho, é sem precedentes e é profundamente inquietante, porque os eleitores merecem conhecer os factos como um todo. Já pedimos ao director Comey para que explique tudo agora, para meter tudo em cima da mesa".

Donald Trump também já comentou a carta do FBI, sugerindo que a reabertura da investigação, a 11 dias das eleições, só pode ser justificada por um "crime atroz" de Hillary Clinton.

O FBI tem analisado o possível uso inapropriado de informação classificada por parte de Hillary Clinton quando era secretária de Estado. O caso foi encerrado, mas agora terão surgido novas informações, segundo o FBI.

Hillary Clinton utilizou, quando dirigia a diplomacia dos EUA, entre 2009 e 2013, um endereço de correio electrónico privado -- hdr22@clintonemail.com -, através de um servidor privado instalado no seu domicílio em Chappaqua, no estado de Nova Iorque, em vez de ter usado uma conta governamental, expondo potencialmente informações confidenciais à pirataria.

A candidata democrata à Presidência apresentou as suas desculpas neste assunto, mas continua a sustentar que não fez nada de ilegal.

O chefe do FBI, James Comey, é um jurista republicano, ex-procurador federal e antigo vice-ministro da Justiça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodrigo
    30 out, 2016 porto 21:07
    Preocupante porque?! Está com medo de ser apanhada? Ou, espera, acha que há uma conspiraçºao para a apanhar?!?!
  • fanã
    30 out, 2016 aveiro 15:53
    Períodos pré eleitorais , porcos como sempre aqui e lá !
  • Otário cá da quinta
    30 out, 2016 Coimbra 11:26
    É verdade, tal como aqui, aí também é profundamente preocupante quando as coisas tocam a nós ! ESTÁ PROVADO QUE OS/AS VIGARISTAS ESTÃO EM TODO O LADO, NÃO HÁ UMA UNICA EXCEPÇÃO .
  • Carlos Silva
    30 out, 2016 Seixal 10:32
    Se houvesse democracia nos EEUU, os 2 candidatos seriam impedidos de concorrer. Uma por ter assuntos politico/legais por julgar. O outro, por ser um bandido de colarinho branco, que rouba o estado todos os dias com fraudes e fugas de impostos!
  • Madala
    30 out, 2016 Évora 09:03
    Ela sabe o que fez, sabe que é culpada do que hoje acontece no norte de África e no médio Oriente, por isso não tem a consciência tranquila. O Trump embora com os seus defeitos penso que não continuará o afrontamento à Rússia e haverá mais clima de paz.
  • Francisco Torres
    30 out, 2016 Viana do Castelo 07:40
    Claro que os eleitores e o resto do mundo quer saber a verdade. Sempre que se perguntou à srª a sua posição foi mentir e mentir com todos os dentes. Todos os indícios encaminha para a maior rede de corrupção e mentira que jamais se imaginou. Só o facto de esta srª ter mentido declaradamente 34 vezes em comissões de inquérito, já por si nos estados unidos era causa de prisão. Mas como a esquerdalha, tendo Hitler como seu guia, manipula, distorce e mente. O povo dos estados unidos e da europa, está completamente revoltado com estes políticos, estes corruptos estes ditadores.
  • Joao Asseiceiro
    30 out, 2016 Torres Novas 2350 05:14
    O dinheiro é um lobby poderosíssimo... a eleiçao de Trump é a eleiçao do dinheiro... o dinheiro faz mexer muita coisa, e o sentido de voto de muita gente, mas nao faz mexer o sentido de voto de toda a gente. Há sempre vantagens e inconvenientes, mas saber que nem tudo o que luz é ouro na essencia dos dois candidatos, é muito mais um Bem do que uma Ameaça. Mas o FBI prestar-se a este papel, revela bem o espírito da cultura institucional definida pelo chefe inicial do FBI dizem que ele tb pertencente a outro poderoso lobby ...
  • jose
    30 out, 2016 00:36
    É de lamentar que os americanos não tenham ninguém melhor que estes dois, mas de tão alienados que vivem em relação a quem os governa que acredito que não merecem melhor.
  • asilva
    30 out, 2016 adelaide 00:32
    Clinton a continuacao das politicas das guerras... Trump a esperanca de um inicio da mudanca das politicas destes ultimos 70 anos de control dos Americanos no Mundo.

Destaques V+