Tempo
|
A+ / A-

Túmulo de Jesus foi aberto e vai ser estudado

29 out, 2016 - 00:06

O local estaria fechado desde 1555 e terá sido esculpido por volta do ano 33 d.C.. “Análise será demorada”, prevê um dos arqueólogos envolvidos no projecto.

A+ / A-

Cientistas da Universidade Nacional e Técnica de Atenas, em conjunto com a Sociedade National Geographic, estão a analisar a Edícula da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, local onde Jesus foi sepultado.

O espaço, coberto por placas de mármore, estaria fechado desde 1555 e foi aberto há poucos dias por estes investigadores internacionais.

O local onde Jesus foi sepultado, que pertencia a José de Arimateia, terá sido esculpido por volta do ano 33 d.C.. Segundo os especialistas, estaria em muito bom estado, mas a “análise será demorada”, refere o arqueólogo Fredrik Hiebert.

A estrutura, chamada Edícula (“pequena casa”), foi reconstruída pela última vez entre 1808 e 1810 após um incêndio.

Antonia Moropoulou, investigadora grega que lidera os trabalhos, disse ao National Geographic que as técnicas utilizadas para documentar este monumento vão permitir que outros investigadores estudem o local “como se eles mesmos estivessem no túmulo de Jesus”.

O pedido de análise do espaço foi aprovado pelas seis instituições religiosas que gerem o sítio: a Igreja Ortodoxa Grega, a Igreja Católica Romana, a Igreja Apostólica da Arménia, os Ortodoxos etíopes, os ortodoxos coptas do Egipto e a Igreja Ortodoxa da Síria.

[Notícia corrigida no dia 2 de Novembro, com a designação correcta das seis igrejas que gerem o Santo Sepulcro]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTÓNIO JOSÉ LOURENÇ
    23 mar, 2017 Baixa da Banheira 11:32
    vai ser estudado para quê,que esperam encontrar lá, Jesus quando saiu só lá deixou 1 lençol, e esse de certeza que os discípulos o levaram, poupem esses milhares e alimentem os necessitados, e não explorem a fraca fé das pessoas. (Jesus está Vivo).
  • Silva Pereira
    23 mar, 2017 Sintra 07:23
    O túmulo está vazio porque Jesus ressuscitou !!! Mas voltará em breve para os que O esperam ! Maŕanata
  • Line
    06 nov, 2016 03:19
    Se o plano de fazer uma encenação de uma volta gloriosade Jesus se mantem de pé, usando o projeto blue beem então entendo pq estão fazendo essas escavações. Aguardem pq logo logo eles apareceram tentando dizer que a biblia mente,, que a igreja mente e que encontraram respostas plausiveis. Tentaram colocar duvidas em todoa os Cristãos. Porém só aqueles que não são de fato cristão cairam na historia que sera contada.
  • lunjinji
    04 nov, 2016 namibia 13:22
    Escreva aqui o seu comentário...aventura desde a criacao do mundo ninguem conseguiu fabricar pessoa qual aduvida de envestigar o tumulu de Jezus
  • lmilu
    01 nov, 2016 guarda 19:14
    sejam sensatos... depois da morte física mais do que confirmada, pois ninguém poderia resistir a uma crucificação brutal, o corpo era roubado pelos discíplos de jesus e estes sujeitavam-se a mil torturas para alimentarem uma mentira....bem deviam ser completamente loucos, paranóicos e tudo o que se possa imaginar. Não se deixem enganar porque os apóstolos eram pessoas normais. Só a aparição de Jesus ressuscitado os fez ganhar uma coragem do tamanho do mundo e por isso a fé cresceu até aos nossos dias.
  • Daniel Roagem Fungul
    29 out, 2016 Tete 19:37
    Esperamos que esta investigação tras a situação real daquilo que ate hoje se espera .Não esqueça que Jesus ressuscitou mas os ossos ainda estão ai?
  • Otário cá da quinta
    29 out, 2016 Coimbra 18:44
    JOAQUIM SANTOS, não sei onde foi buscar tanta coisa, tantos números, mas se os apresenta, é porque tem conhecimentos, eu não. Só há uma coisa que eu não aceito, ou melhor , não concordo consigo, que é a questão de IR À IGREJA, NÃO TRABALHAR AOS DOMINGOS E PEDIR PERDÃO PELOS PECADOS. Olhe, eu fui frequentador da Igreja Católica e já lá vão uns 20 anos ou mais que deixei disso e lhe vou dizer porquê : NAQUELE MOMENTO EM QUE AS PESSOS SE BEIJAM E CUMPRIMENTAM, em plena IGREJA vi tanta HIPOCRISIA que a última vez que lá entrei a abandonei nesse preciso momento e porquê ? A MEU LADO ESTAVA SEMPRE UM SENHOR PRETO, JÁ DE IDADE AVANÇADA e as pessoas cumprimentavam-se, beijavam-se e passavam junto a ELE e ELE era invisível, ninguém o via e foi num desses momentos que saí porta fora e nunca mais lá voltei. QUANTO AO NÃO TRABALHAR AOS DOMINGOS, eu trabalhei num hospital e por turnos e muitos NATAIS e PÁSCOAS os passei a trabalhar - claro, sabe o que eu quero dizer, mas não seria o SABADO a mais se respeitar ? QUANTO AO SE PERDIR PERDÃO PELOS PECADOS, entendo que se há alguém que deve perdoar é o CRIADOR - DEUS e mais ninguém e que todos prestem contas no fim desta vida, porque o mal é os canalhas que vão à IGREJA, pedem perdão do mal que fazem e entendem que com AVÉ MARIAS estão perdoados e ainda dentro da IGREJA já estão de novo a fazer mal.
  • Joaquim Santos
    29 out, 2016 Porto de Mós 14:30
    RELATO DOS ÚLTIMOS DIAS DA VIDA DE JESUS Encontrada no Santo Sepulcro de Jerusalém no ano de 1800. Recebe o nome de: "A Oração" e relata os últimos dias da vida de Jesus. QUE SE SAIBA ENTÃO: O número de soldados armados que me prenderam eram, 150; os que Me arrastaram amarrado, 23. Os carrascos, 83; os golpes recebidos na Minha cabeça, 150; no Meu estômago, 108; os pontapés em Meus ombros, 80. Fui, atado, levado arrastado pelo cabelo 24 vezes; cuspiram sobre Meu rosto 180 vezes; fui golpeado 5480 vezes no corpo; 100 vezes na cabeça. Fui brutalmente empurrado e às 12h em ponto levantado pelos cabelos; espetado com espinhos e arrancaram a barba 23 vezes; recebi 20 feridas na cabeça; (de farpas secas, 72); pontas de espinho em minha cabeça, 110; espinhas mortais na fronte, 3. Depois fui açoitado e vestido como um rei de burla; as feridas no corpo, 1000. Os soldados que me levaram ao Calvário foram 608; me Guardaram 3, e riram de Mim 1008; as gotas de Sangue que perdi foram 28.430 "Desci do céu à terra para converter-vos. Na antiguidade as pessoas eram religiosas e suas frutos abundantes; no tempo presente, pelo contrário, são escassos. Se quiseres colher com abundância não deveis trabalhar aos Domingos, pois nos Domingos deveis ir à Igreja e rezar para que Deus perdoe vossos pecados. Pesquisar mais na rede em ceifadores.
  • desatina carreira
    29 out, 2016 queluz 13:47
    e quem foi o coveiro foi o nacional
  • antónia maria
    29 out, 2016 Lisboa 13:42
    acho bem que se faça um estudo, credível, sobre o local onde Jesus foi depositado. Espero que obtenham respostas, para tantas dúvidas, sobre esta figura bíblica, para crentes e não crentes. bom trabalho, antónia maria

Destaques V+