Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Esclarecimentos pedidos por Bruxelas são "questões menores", diz Centeno

25 out, 2016 - 20:56

Comissão Europeia identificou "riscos e discrepâncias" na proposta de Orçamento para 2017 e pediu esclarecimentos a Portugal.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirma que a negociação com a Comissão Europeia relativamente ao Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) "é um processo natural", qualificando como "questões menores" as que foram levantadas por Bruxelas.

O governante, que está hoje a ser ouvido no parlamento a propósito da proposta de OE2017, foi interrogado pela deputada do CDS-PP Cecília Meireles relativamente aos esclarecimentos hoje solicitados pela Comissão Europeia, que identificou "riscos e discrepâncias" que levantam dúvidas sobre o cumprimento das metas orçamentais definidas.

"A negociação que tem existido e que naturalmente continuará a existir de clarificação com a Comissão Europeia é um processo natural no contexto da negociação nas instâncias europeias. As questões de clarificação são questões menores no processo orçamental e vão ser obviamente todas cabalmente conseguidas", afirmou Mário Centeno na audição parlamentar.

Numa carta enviada hoje ao ministro das Finanças, Mário Centeno, e publicada no sítio Internet da Comissão Europeia, os comissários do Euro, Valdis Dombrovskis, e dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmam a vontade da Comissão de "prosseguir um diálogo construtivo com Portugal, de modo a chegar uma avaliação final" da proposta orçamental portuguesa, mas pedem que as informações solicitadas cheguem a Bruxelas até ao final da próxima quinta-feira para serem ainda tidas em conta na análise do executivo comunitário.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • beirão
    26 out, 2016 lisboa 02:39
    Osr. Carlos Gonçalves tem muita razão esta gente já mete nojo ! ! ! Cambada de caloteiros.... Não pagam o que devem e ainda têm o descaramento de continuarem a exigir mais ! ! ! Criam condições para meterem amigos na C G D, a ganharem 90 vezes o ordenado minimo Nacional; e ainda por cima dispensados de o declararem na folha de IRS ! Mas olhe sinhor Carlos Gonçalves : Acha mesmo que são nojentos ? ? ? Mas olhe que estes são os seus amigos ! ! ! Ainda não percebeu ? veja lá não queira agora mudar de ideias nem de discurso ! ! ! O sr. votou neles ! ! ! não se lembra ? ? ?
  • Carlos Gonçalves
    25 out, 2016 Seixal 22:15
    Isto já mete nojo.... têm sempre que arranjar qualquer coisa para levantar problemas onde não existem... E então vindo dos partidos que mais desbarataram Portugal nestes últimos anos, ainda mais nojo mete!!!
  • J. Simões
    25 out, 2016 Lisboa 22:14
    O ministro "sem tino" ainda não viu que está a ser vigiado "lá por fora" e ainda se arma em forte! Só visto! O "comentador" José Magalhães está na mesma onda. Afinal que "taxo" é esse de que fala?
  • jrmoura
    25 out, 2016 lisboa 22:14
    Esta gente fazem me lembrar os mais burros da escola que o professor estava sempre a puxar lhes as orelhas classe de ignorantes!
  • Hermínio
    25 out, 2016 Leiria 21:59
    O BE e o PCP estão mais mansos (segundo o Francisco Louça) aquelas gritarias na AR, acabaram. Afinal o PS andou pelo país a apresentar o OE 2017, (aos socialistas) sem quadros alusivos às despesas. Os socialistas e comunistas não precisam. O BE precisa mas tão meiguinha aí que saudades daquela "agressividade" dos tempos de outrora. Mas é passado... Parece estranho os governos andarem pelo país a apresentar o OE aos seus "filiados" eu pensava que o governo era do país mas afinal é do partido. Mas já deveriasuspeitar pq a rrapaziada uma vez chegados ao poder tiram os administradores que estão e nomeiam.os "seus " estas e outras nomeações ajudam a levar o país à falência. Até quando vamos assistir a estas irresponsabilidades??
  • jose magalhaes
    25 out, 2016 lisboa 21:48
    Noticia de quem nada tem que fazer e procura mostrar trabalho. O Sr. Jornalista bem que poderia abordar outro tipo de problemas,.. e na Europa não faltam, vir induzir as pessoas menos atentas em erro, identifica-o como fraco taxista, ou então é palerma e não sabe o que noticia. O que fez Bruxelas é o vulgar, é o que faz a todos, precisa também mostrar que trabalha, mas isto não é noticia, acontece todos os anos e a todos os Países,... é uma fraqueza de bruxelas,...precisam de justificar o taxo. Pobre jornalista.... dá o dever como cumprido julgando que é inteligente. Enfim, a culpa é só de quem o contratou.

Destaques V+