25 out, 2016 - 10:39 • Ana Lisboa
O livro “O Rosário para crentes e não-crentes”, de José Luís Nunes Martins e Paulo Pereira da Silva, é lançado esta terça-feira na Basílica dos Mártires, em Lisboa.
“Quem reza o Rosário e o faz, por exemplo, diariamente, pode debater-se muitas vezes com alguma possibilidade de tédio, ou seja, todos os dias a pensar a mesma coisa. E este desafio o que diz é ‘não’. Temos pano para muitas mangas, porque na verdade cada Mistério pode ser meditado de uma forma completamente diferente, mais pessoal, mais íntima e, assim, a oração ter provavelmente ainda mais sentido e valor”, diz à Renascença José Luís Nunes Martins.
“O desafio das reflexões para não-crentes é também um desafio para os crentes, no sentido que há ali uma dimensão que pode ser explorada. Por exemplo, a Coroação de Espinhos - o 3º Mistério dos Dolorosos - pode ser pensando nas pessoas que têm problemas e patologias mentais, como a depressão, a ansiedade e outros problemas mais graves ainda. Assim como a flagelação pode ser vista como as pessoas que sofrem de doenças do corpo”, acrescenta.
“O Rosário para crentes e não-crentes” vai ser apresentado pelo seleccionador nacional de futebol, Fernando Santos, às19h00, no Chiado em Lisboa.
O livro, editado pela Paulus, vai estar à venda em todas as livrarias com o preço de 6.90 euros.