Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​GNR mantém operação e aposta no erro para capturar Pedro Dias

20 out, 2016 - 16:44 • Olímpia Mairos

Acções de patrulhamento para localizar o alegado homicida são feitas de forma discreta.

A+ / A-
Aguiar da Beira. O percurso do criminoso mais procurado de Portugal
Aguiar da Beira. O percurso do criminoso mais procurado de Portugal

A GNR continua a patrulhar o terreno, está em movimento e em estado de alerta a qualquer sinal que possa levar à localização de Pedro Dias. A operação envolve igualmente elementos da Polícia Judiciária (PJ), responsável pela investigação do caso.

O alegado homicida de Aguiar da Beira está em fuga desde o dia 11, altura em que terá matado um militar e um civil, em Aguiar da Beira, distrito da Guarda, além de ter causado ferimentos a outras duas pessoas.

A estratégia das forças policiais parece ser a de cansar o homem e esperar que o alegado homicida cometa algum erro, para que os militares possam avançar para a sua captura. Daí a forma discreta com que a GNR e também a Polícia Judiciária estão a desenvolver esta operação.

As autoridades acreditam que Pedro Dias possa estar escondido na região de Vila Real, entre as aldeias de Constantim, Assento, Carro Queimado, Gache, Ludares e S. Martinho de Anta, e é aí que estão a centrar as atenções e a vigilância, com a preocupação também de garantir a segurança das populações.

Apesar de não ser ver qualquer aparato policial, as buscas prosseguem e, nos últimos dias, militares da GNR têm passado a pente fino palheiros, campos agrícolas e montes, mas, até ao momento, não há vestígio do homem mais procurado do país.

Críticas à comunicação social

Maria vive em Gache. Está "preocupada" e teme que "esta coisa possa terminar mal".

Fala de uma "aldeia assustada" pelo "alvoroço e falsos alarmes lançados pelos jornalistas".

"Isto não se faz. Ontem andaram a dizer que a nossa aldeia estava cercada pela GNR e não se viu nada, apenas um carro da GNR e os carros das televisões atrás".

“Quando vi na televisão fiquei com medo, à espera do pior, mas, quando fui à varanda, só vi carros das televisões a andar de um lado para o outro, em alta velocidade", diz. "Deixem trabalhar quem está a trabalhar”.

“Não se ouve outra coisa. Vezes e vezes o mesmo. Estamos saturados. Parece que Portugal é só isto”, conclui.

Já José, de Ludares, tem receio que o alegado homicida possa estar escondido em "algum barracão ou em casa de algum emigrante e, se sentir apertado, pode fazer mal a alguém".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O xerife
    27 out, 2016 Sintra 16:53
    Foi-se. Pedro joão Dias e Dias . Meses e anos.
  • Joaquim
    26 out, 2016 Setubal 08:24
    Apanhar este Homem é fácil, Basta: Um carro descaraterizado, dois, ou três, ou até mesmo 4 tipos fardados,(Um deles bem barrigudo) um detetor de excesso de velocidade e pronto, apanha-se o Homem.. Realmente desconta a gente uma vida inteira para sustentar esta cambada de incompetentes...
  • Miguel
    20 out, 2016 lisboa 22:13
    E o nosso exército onde está?... Ah! Já sei...só serve para apoiar a NATO e o americanos.
  • jrmoura
    20 out, 2016 lisboa 21:11
    Eu não vou dizer nada viste que se vive numa ditadura do tempo de SALAZAR onde á censura, que vergonha!!!!!!
  • ricardo
    20 out, 2016 lisboa 18:43
    só pergunto, que vem acrescentar esta noticia , a ontem, antes de ontem, a antes de antes de ontem?
  • José Oliveira
    20 out, 2016 Gondomar 18:34
    Só espero é que o "bandido" não cometa mais nenhum crime, quando mais não seja pelo cansaço, quer físico, quer psicológico. Mas, sempre atentos e não só os transmontanos, pois, estas autoridades/rambos têm demonstrado uma incompetência que é de bradar aos céus e nunca se sabe se o assassino já está noutra zona qualquer do país e depois vem a polícia dizer que estão a acompanhar o "dito cujo"!!! Nos Estados Unidos este cavalheiro já estava enterrado, com 10/12 balas na caixa craniana , há mais de uma semana !!!Em Portugal aquilo que se diz ser brandos costumes das autoridades mais não é que incompetência pura!!!Se fosse um sem abrigo que roubasse um pão para comer e fugisse já estava a apodrecer na cadeia!!!
  • sverian strazza
    20 out, 2016 Lisboa (africa branca) 18:23
    200 + 200 ? + 15... + já se perdeu a conta a tanto armado que andou e anda nesta perseguição... ele já não está naquela zona... foram comidos de cebolada 200 + 200 ? +15... e tal...
  • Artur C
    20 out, 2016 Lisboa 18:17
    O Pedro está em Vigo num puticlub com las niñas de La Casa de los Segriedos, a beber champan e a rir-se à nossa custa.
  • carlos machado levim
    20 out, 2016 viseu 18:09
    os policiais andam todos em fila à procura do assassino e este anda atrás dos policias a divertir-se
  • desatina carreira
    20 out, 2016 queluz 17:49
    eu aposto que ganho primeiro o euromilhoes

Destaques V+