Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maria Luís diz que o Orçamento aumenta a “injustiça social”

15 out, 2016 - 14:24

A ex-ministra das Finanças garante que o executivo socialista de António Costa vai "tirar a muitos", "para dar relativamente pouco a alguns".

A+ / A-

Veja também:


A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque (PSD) considerou este sábado que a proposta de Orçamento de Estado para 2017 "assenta muitíssimo num aumento de impostos generalizado", afastando a poupança e o investimento e aumentando a “injustiça social”.

"Este Orçamento assenta muitíssimo num aumento de impostos generalizado, sobre uma série de matérias, que passa uma mensagem completamente errada para quem queira poupar ou investir neste país porque reforça uma enorme instabilidade fiscal", disse a antiga ministra das Finanças, que ocupou a pasta até 2015, no anterior governo PSD-CDS.

Para Maria Luís Albuquerque, o executivo socialista de António Costa vai "tirar a muitos", "para dar relativamente pouco a alguns", o que "reforça a injustiça social e as desigualdades".

"No essencial é um OE que mostra que não há uma estratégia para o país, que está focado numa estratégia de curto prazo, na sobrevivência política do Governo e que desistiu até daquilo que dizia que era capaz de fazer, que era fazer crescer a economia", realçou a vice-presidente do PSD, que falava à margem de uma visita à Feira dos Gorazes de Mogadouro.

A antiga responsável pela pasta das Finanças considerou que "o reforço dos impostos indirectos [previsto no OE para 2017] incide sobre todos da mesma forma, sobre a classe média e sobre os mais pobres, e agrava a injustiça social".

"Vemos que mesmo o aumento nas pensões deixa de fora as pensões mais baixas, que como foram actualizadas ao longo dos anos mais difíceis agora parece que não têm direito a mais nada. Diz-se a uma pessoa que tem uma pensão até 275 euros que não tem direito a aumentos extraordinários porque já teve aumentos no passado", criticou.

A vice-presidente do PSD considera que "o maior vício" do OE para 2017 é que "não resolve nenhum problema estrutural [do país]", "não dá nenhum fôlego e nenhuma opção de futuro" e "agrava as desigualdades e a injustiça social".

"Não dá qualquer perspectiva de melhoria. A única coisa que se pode esperar é que um futuro orçamento seja ainda pior do que este, porque continua a apostar num caminho que já demonstrou em 2016 que é errado. Já vimos que isto não é capaz de produzir aumento de riqueza para os portugueses", apontou a dirigente social-democrata.

Maria Luís Albuquerque recordou ainda que o actual governo PS tinha, originalmente, uma previsão de crescimento para 2017 de 3,1 por cento.

"Agora fala-se em menos de metade. E vamos ver se mesmo assim é possível alcançar isso com estas medidas, que não são, de todo, animadoras", sublinhou.

O Governo apresentou na sexta-feira a proposta de Orçamento do Estado de 2017 que prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do PIB, uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.

Para este ano, o executivo liderado por António Costa piorou as estimativas, esperando agora um crescimento económico de 1,2% e um défice orçamental de 2,4% do PIB.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anonimo
    17 out, 2016 Porto 21:57
    Para esse senhor que ai falou sábado por volta das 15.13 só lhe digo que está muito enganado, pois esquece que nosso pais sempre que se muda as caras no governo a sempre a tendência de culpar o anterior governo pelo situação que encontram. Também não se lembra que quando Passos Coelho chegou ao governo, uma das coisas foi atirar as culpas para o Governo de Sócrates. Infelizmente este governo teve de resolver dois problemas relacionados com bancos que essa senhora não quis resolver enquanto teve no anterior governo
  • isidoro foito
    15 out, 2016 elvas 19:44
    mas esta senhora ainda tem a pouca vergonha de vir a publico criticar os outros depois de tudo o que ela e os da laia dela fizeram ao pais ? roubaram a torto e a direito destruíram 2 bancos , não falando na CGD , ela e os contratos chouwps ao santader, e depois dizia que os cofresestavam cheios , passaram as eleições estavam mais vazios que a minha carteira , cambada de vigaristas deviam estar todos na 45 ao lado do parente, agora só falta vermos o barroso e o portas a responder por genocídio por causa da guerra do iraque
  • Ólhó Diabo!
    15 out, 2016 lx 19:42
    Esta também deve sonhar que está para vir o diabo!...Deve passar as noites a rezar para voltar a ir-nos aos bolsos sem apelo nem agravo!
  • Mas!
    15 out, 2016 lx 19:19
    O que ela diz tem alguma credibilidade depois de tudo o que fez?...Que emigre e desapareça, seguindo os conselhos do seu chefe de tribo! E leve-o também na mala!
  • antonio
    15 out, 2016 Portugal 19:13
    Tem toda a razão. Um governo do partido socialista lançou o País na bancarrota. Agora deitam as culpas da desgraça para os outros. Entretanto, este governo vai roubando o mais que pode.
  • Aldrabona
    15 out, 2016 lis 19:13
    Tal como o seu pupilo Passos! Mais uma esganiçada que só sabe pavonear-se pelos corredores!...
  • graciano
    15 out, 2016 alemanha 17:09
    ribeiro nao sei se ela esta certa no que diz ou errada mas o teu comentario e o espelho da falssa democria da falssa liberdade que a esquerda pratica essa sra tem o mesmo direito de criticar a geringonca como a geringonca teve o direito de a criticar porque pelo que sei portugal nao e a venezuela
  • Domingos
    15 out, 2016 Ancora 16:49
    O Senhor Ribeiro e pouco democrata. Esta Senhora nao tirou aos pobres. A sua geringonca sim. Tirou a reformados com reformas superiores a 1.000€. Ve se que e pobre.
  • Ribeiro
    15 out, 2016 Beja 15:39
    Esta mulher não tem vergonha na cara. Depois de`o governo da PAF ter tirado a quem trabalhava, aos pobres e aos reformados vem com estas baboseiras? Cala-te duma vez Maria Luis. Cala-te e vai para o teu tacho no fundo abutre de Londres e desaparece do mapa!

Destaques V+