Nobel da Literatura para Bob Dylan, "brilhante" a rimar, "grande poeta"

Nobel da Literatura para Bob Dylan, "brilhante" a rimar, "grande poeta"

Tempo
|
Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

13 out, 2016 - 12:01

Bob Dylan mereceu o prémio por ser "um grande poeta na grande tradição poética inglesa".

A+ / A-
Nobel da Literatura para Bob Dylan
O anúncio da Academia Sueca

O prémio Nobel da Literatura 2016 foi atribuído a Bob Dylan, por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana, anunciou esta quinta-feira a Academia Sueca.

Numa curta entrevista após anunciar o premiado, a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, explicou que Bob Dylan mereceu o prémio por ser "um grande poeta na grande tradição poética inglesa".

"Ele encarna essa tradição", disse a responsável, lembrando que há 54 anos que o cantor, poeta e compositor se reinventa, criando novas identidades.

Instada a escolher uma canção emblemática do agora Nobel da Literatura, Sara Darius disse que o álbum “Blonde on Blonde”, de 1966, "é um exemplo extraordinário da sua forma brilhante de rimar e do seu pensamento pictórico".

A representante da Academia Sueca lembrou ainda, quando questionada sobre a especificidade da poesia de Dylan, que foi escrita para ser cantada, que também Homero e Safo, há mais de 2000 anos, escreveram poesia que devia ouvir-se. "E ainda hoje lemos Homero e Safo".

Em 2015, o Nobel da Literatura foi atribuído à escritora bielorrussa Svetlana Aleksievitch.

Atribuído pela primeira vez em 1901, ao francês Sully Prudhomme, o Nobel da Literatura, um dos mais mediáticos ao lado do Nobel da Paz, é sempre anunciado a uma quinta-feira, normalmente na primeira semana de Outubro, na mesma semana em que outros quatro galardões criados por Alfred Nobel.

Mas este ano o galardão para a área da Literatura é o último a ser anunciado, algo que a Academia Sueca atribuiu a questões de calendário, mas que os média suecos suspeitam dever-se à dificuldade dos membros em chegar a acordo sobre um nome.

Desde 1901, quando os prémios Nobel foram atribuídos pela primeira vez, foram entregues 108 prémios Nobel da Literatura, 14 dos quais a mulheres.

Na história do Nobel da Literatura, apenas um autor português foi premiado: José Saramago, em 1998.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sandro guimaraes
    18 nov, 2016 salvador 01:44
    no Brasil tem o ultimo dos moicano chamado Marcelo Nova
  • Miguel Botelho
    13 out, 2016 Lisboa 22:47
    Dar o prémio a Bob Dylan no momento em que foi excelente, tudo bem. Agora? Depois de toda a depressão que passou e os péssimos momentos que revelou. Em certas alturas, Bob Dylan foi mais um embaraço que um compositor. Dar o prémio a Bob Dylan foi uma fraca contribuição da academia sueca ao Mundo.
  • rosinda
    13 out, 2016 palmela 14:35
    A nao ser a sociedade portuguesa de autores portugal ainda nao condecorou jose cid com nada ! Penso que estao todos com medo pensando bem o jose cid e um grande maluco e capaz de nao aceitar.
  • rosinda
    13 out, 2016 palmela 13:46
    Nao sei se e da minha televisao acho o sergio a ficar um bocadinho gordo!
  • atento
    13 out, 2016 viseu 13:36
    "por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana"!Faltou dizer por ter criticado as politicas levadas acabo pela os EUA... Esta Academia Sueca, burguesa tem sempre algo a dizer, só que desta vez, disse muito pouco sobre a obra deste Grande cantor compositor! Por fim: Muito bem entregue, este prémio Nobel da Literatura de 2016!

Destaques V+