10 out, 2016 - 14:26
Os presidentes das Conferências Episcopais da Europa elegeram o cardeal Angelo Bagnasco como novo presidente para o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).
Angelo Bagnasco é arcebispo de Génova e presidente da conferência episcopal de Itália e servirá durante cinco anos até nova eleição.
Para vice-presidentes, foram escolhidos os presidentes das conferências episcopais da Polónia e de Inglaterra e País de Gales, respectivamente o arcebispo Stanisław Gądecki, de Poznan, e o cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster.
Reunidos no Mónaco em assembleia plenária, os bispos agradeceram ao cardeal Péter Erdö, arcebispo de Budapest, pelo seu serviço de dez anos à frente da organização, que tem por missão coordenar posições entre as conferências episcopais e promover a comunhão e o diálogo.
O padre português Duarte da Cunha continua no cargo de secretário-geral da organização. O seu mandato termina apenas em 2018.
Entre os vários assuntos discutidos neste plenário inclui-se a missão da CCEE na Europa, a situação dos cristãos no mundo, em particular na Terra Santa e as relações ecuménicas com as Igrejas Ortodoxas, sobretudo à luz do recente encontro em Cuba entre o Papa Francisco e o Patriarca de Moscovo.