07 out, 2016 - 16:38
Um padre argentino que era conhecido pela sua oposição às redes de tráfico de droga na região de Tucumán foi encontrado morto no seu quarto, na quarta-feira.
O padre Juan Heraldo Viroche, de 46 anos, tinha elevado muitas vezes a sua voz contra os cartéis de tráfico, acusando-os de estarem a corromper os jovens e de aumentarem o crime na zona.
O sacerdote já tinha manifestado receio pela sua segurança por diversas vezes, dizendo que tinha sido ameaçado e chegou a pedir uma transferência, que já tinha, inclusivamente, sido autorizada.
Viroche foi encontrado enforcado no seu quarto. Segundo as autoridades, os seus pertences estavam espalhados pelo chão e a diocese já pediu que as circunstâncias da morte sejam investigadas, suspeitando-se de crime.
Os fiéis da paróquia de Delfín Gallo, onde ocorreu o crime, têm-se manifestado a pedir justiça, dizendo ter a certeza que o seu pároco foi assassinado.
A morte de Viroche recorda os episódios de violência que se têm passado com padres no México, onde só nas últimas semanas foram assassinados quatro sacerdotes, ao que tudo indica por organizações criminais ligadas ao tráfico de droga.