Tempo
|
A+ / A-

Isabel Capeloa Gil, a nova reitora da Católica

06 out, 2016 - 12:41 • Ana Lisboa com Ecclesia

O mandato de Capeloa Gil, que foi colaboradora da Renascença, é de quatro anos, podendo ser renovado.

A+ / A-

A Universidade Católica Portuguesa tem uma nova reitora, Isabel Capeloa Gil, até agora vice-reitora e professora catedrática da Faculdade de Ciências Humanas. Sucede a Maria da Glória Garcia, a primeira mulher no cargo.

O mandato de Capeloa Gil, que foi colaboradora da Renascença, é de quatro anos, podendo ser renovado.

A tomada de posse está marcada para 28 de Outubro, às 17h00, no auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa, informa um comunicado da UCP. A cerimónia será presidida por D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa e também magno chanceler da Universidade Católica.

Na mesma ocasião, vão tomar posse como vice-reitores Teresa Lloyd-Braga, professora catedrática da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, José Tolentino Mendonça, professor associado da Faculdade de Teologia, Miguel Athayde Marques, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais e Luís Gustavo Martins, professor auxiliar da Escola das Artes.

A equipa inclui ainda, como pró-reitor, Fernando Ferreira Pinto, professor auxiliar da Faculdade de Direito e como administradora Maria Helena de Almeida, professora auxiliar convidada da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais.

Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil nasceu a 22 de Julho de 1965 em Mira, Coimbra. Tem doutoramento em Língua e Cultura Alemãs na Faculdade de Ciências Humanas da UCP, da qual foi directora desde 2005 a 2012. Integra ainda o painel de peritos da Comissão Fulbright, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Research Council for the Humanities’ da Fundação Dinamarquesa para a Investigação, da Fundação para o Amparo da Pesquisa do Estado de São Paulo e da European Science Foundation. Faz igualmente parte do conselho editorial de várias revistas científicas internacionais e é editora científica da colecção "Culture and Conflict" da editora Gruyter.

A proposta de nomeação para um novo reitor da UCP é apresentada pelo magno chanceler – neste caso D. Manuel Clemente - à Congregação para a Educação Católica (Santa Sé), depois de ouvida a Conferência Episcopal Portuguesa e o Conselho Superior da Universidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+