Tempo
|
A+ / A-

2017 vai ser um ano muito bom para o turismo português, dizem especialistas

01 out, 2016 - 17:59 • Ana Carrilho

É a convicção dos participantes da Feira Internacional de Turismo de S. Paulo, no Brasil.

A+ / A-

O próximo ano tem todas as condições para bater todos os records de turistas em Portugal. Esta é a convicção manifestada pelos representantes das diversas regiões de turismo que participaram na Expo ABAV – Feira Internacional de Turismo de S. Paulo, no Brasil.

Pedro Machado, presidente da Região de Turismo e Associação de Promoção de Turismo do Centro, que inclui Fátima, é dos mais confiantes. “Esperamos mais de 8 milhões de visitantes, em, grande parte pelas comemorações do centenário das aparições e da vinda do Papa Francisco mas também a celebração dos 300 anos da Nossa Senhora Aparecida do Brasil e cuja imagem está no Santuário de Fátima. As reservas confirmadas e pagas provam que a capacidade hoteleira na região está esgotada para Maio do próximo ano mas também já se alargou às regiões contíguas de Lisboa e Norte. Além disso há uma agenda cultural muito forte, com eventos ao longo do ano. 2017 vai ser muito bom para o turismo da região Centro e do país”, conclui Pedro Machado.

Com o foco centrado no turismo religioso, a região pretende afirmar-se através do culto mariano, do turismo judaico e o caminho português de Santiago. O mercado brasileiro é o quinto para a região mas tem vindo a aumentar a quota. Garante actualmente 100 mil dormidas anuais.

Para a Região do Porto e Norte, o Brasil é o terceiro mercado emissor e cresce de ano para ano. “É um visitante que gosta de conhecer a cidade e a região, de fazer compras nas melhores lojas, da gastronomia, do vinho e especial do vinho do Porto. Adoram ir ao Vale do Douro e as visitas a Braga e Guimarães, pelo seu património histórico, são quase obrigatórias”, sublinha Sandra Lorenz, da Associação de Turismo do Porto.

Turistas que apreciam exclusividade

O brasileiro é dos turistas que, em média, mais gasta em Portugal. E gosta de voltar e mostrar que não esteve em lugares que toda a gente conhece, aprecia a exclusividade. “O Alentejo é um desses destinos”, diz com orgulho Vitor Silva, presidente da Associação de Promoção Turística do Alentejo. Pertence a uma classe média alta ou mesmo alta, que procura pousadas ou alojamento de 5 estrelas. Procura património e história. Já há mesmo quem venha fazer o casamento a um dos melhores hotéis de Évora, um convento do séc.XII (convento do Espinheiro). “Vêm e fica lá um grupo enorme durante uma semana. Imagine o custo que isto tem!”, sublinha Vitor Silva.

Além disso, os turistas brasileiros apreciam a gastronomia e os bons vinhos. O Brasil, até ao fim do ano passado era o segundo mercado exportador para os vinhos do Alentejo mas este ano poderá passar a líder, já que o de Angola perdeu força, refere Vitor Silva.

Já a Madeira está em fase de descobrir quem são os brasileiros que escolhem a Pérola do Atlântico para poder adoptar a promoção. Essa foi um dos objectivos da presença da associação de Promoção da Madeira na ABAV, em S. Paulo, diz a representante Joana Dias.

Aliás, a maior parte dos representantes das diversas regiões presentes na Feira de S. Paulo vão prolongar a estadia, aprofundar os contactos com os operadores turísticos, fazer road-shows com empresas portuguesas e dar Portugal a conhecer à imprensa, sobretudo generalista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+