30 set, 2016 - 15:44
Todas as sextas-feiras, a Renascença e a Deco dão-lhe dicas e conselhos práticos sobre situações do dia-a-dia. Se tem alguma sugestão ou gostaria de ver algum assunto esclarecido escreva para online@rr.pt
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Antes de celebrar um contrato de crédito, o consumidor deve avaliar as opções disponíveis no mercado, bem como as condições específicas do produto a contratar, ou seja, deverá analisar atentamente os respectivos custos, remunerações e os riscos que corre, com o principal objectivo de tomar a decisão mais esclarecida e informada possível.
Neste sentido, as instituições de crédito têm o dever de disponibilizar um documento pré-contratual normalizado – a Ficha de Informação Normalizada (FIN) – que, seguindo recomendações da Comissão Europeia, integra os aspectos fundamentais que são negociados entre as instituições de crédito e os seus clientes.
Em que consiste a Ficha de Informação Normalizada?
A Ficha de Informação Normalizada europeia em matéria de crédito a consumidores (FIN) é um documento que as instituições de crédito devem disponibilizar aos clientes na apresentação de uma simulação, proposta de crédito ou previamente à celebração do contrato.
Resume as principais características do contrato e os compromissos que o cliente vai assumir, como:
A FIN é mesmo útil?
A FIN é fundamental para promover a tomada de decisão ajustada por parte dos consumidores. A implementação da apresentação deste documento envolveu um processo moroso, mas assegurou que o processo de decisão se tornasse mais transparente e informado.
Mas será que a FIN poderia ser optimizada?
Mesmo na posse da FIN, vários consumidores tomam decisões de recurso a crédito de forma arriscada e com resultados financeiros prejudiciais e, efectivamente, vários dados demonstram que a informação apresentada na FIN poderia tornar-se ainda mais clara e compreensível para o consumidor, uma vez que o seu nível de complexidade é ainda elevado para a generalidade da população.
Assim, a Deco considera fundamental que a investigação e a análise de dados sobre a decisão dos consumidores face ao crédito continue a fornecer informação útil para a contínua melhoria dos instrumentos de apoio ao consumidor.