Tempo
|
A+ / A-

“O mundo tem uma sede ardente de paz”. Papa critica “paganismo da indiferença”

20 set, 2016 - 17:56 • Aura Miguel com Ecclesia

Perante os líderes de várias confissões religiosas e centenas de fiéis, o Papa Francisco fez um renovado apelo à paz e ao diálogo e repudiou a violência e o terrorismo. “Não caia no vazio o grito de dor de tantos inocentes.”

A+ / A-
“O mundo tem uma sede ardente de paz”. Papa critica “paganismo da indiferença”
“O mundo tem uma sede ardente de paz”. Papa critica “paganismo da indiferença”

O Papa Francisco advertiu esta terça-feira durante um encontro inter-religioso pela paz em Assis contra o “paganismo da indiferença”, a que chamou “um vírus que paralisa, nos torna inertes e insensíveis”.

Perante centenas de responsáveis, o Papa sublinhou que “hoje o mundo tem uma sede ardente de paz”, e que não se pode deixar cair no esquecimento as “tragédias” que são as guerras e aqueles que por causa delas “se encontram sem voz e sem escuta”.

“Nós não temos armas; mas acreditamos na força mansa e humilde da oração”, declarou Francisco. Na Praça de São Francisco, junto do Papa, estavam o rabino Abraham Skorka, da Argentina, seu amigo de longa data. Abbas Shuman, vice-presidente da Universidade Al-Azhar (Egipto), e Gijun Sugitani, conselheiro supremo da Escola Budista Tendai (Japão).

“Diversas são as nossas tradições religiosas”, apontou o Papa, explicando, de seguida, “para nós, a diferença não é motivo de conflito, de polémica ou de frio distanciamento”. “Hoje não rezamos uns contra os outros”, mas “uns ao lado dos outros, uns pelos outros”, afirmou.

“Neste dia, a sede de paz fez-se imploração a Deus, para que cessem guerras, terrorismo e violências.”

Os participantes ouviram o testemunho de Tamar Mikalli, vítima da guerra na Síria, que teve de fugir da cidade de Alepo e chegou à Itália através de corredores humanitários, bem como o testemunho de um rabino, sobrevivente do Holocausto, e intervenções de vários representantes religiosos.

Francisco encerrou o encontro com uma reflexão sobre a importância da oração pela paz. “A oração e a vontade de colaborar comprometem a uma paz verdadeira”, acrescentou, “não a abordagem virtual de quem julga tudo e todos no teclado dum computador, sem abrir os olhos às necessidades dos irmãos nem sujar as mãos em prol de quem passa necessidade”.

“O nosso futuro é viver juntos. Por isso, somos chamados a libertar-nos dos fardos pesados da desconfiança, dos fundamentalismos e do ódio. Que os crentes sejam artesãos de paz na invocação a Deus e na acção em prol do ser humano!”, concluiu o Papa Francisco.

Líderes religiosos fazem apelo conjunto pela paz. “Com os que sofrem, bradamos: Não à guerra!”

O encontro internacional e inter-religioso pela paz em Assis, com o tema “Sede de paz. Religiões e cultura em diálogo”, terminou com a leitura de um Apelo de Paz, entregue depois a crianças de vários países, para o distribuírem pelos líderes políticos e diplomáticos, após um momento de silêncio pelas vítimas das guerras.

No apelo, pede-se que se realize “o encontro no diálogo”, e a oposição “todas as formas de violência e abuso da religião para justificar a guerra e o terrorismo”.

“Com a guerra, todos ficam a perder, incluindo os vencedores”, apelaram os vários líderes religiosos na declaração conjunta. “Com firme convicção, reiteramos que a violência e o terrorismo se opõem ao verdadeiro espírito religioso”, afirmaram.

“Colocamo-nos à escuta da voz dos pobres, das crianças, das gerações jovens, das mulheres e de tantos irmãos e irmãs que sofrem por causa da guerra; com eles, bradamos: Não à guerra!”

Foi feito ainda um apelo dirigido aos governantes mundiais: “Não caia no vazio o grito de dor de tantos inocentes. Imploramos aos responsáveis das nações que sejam desactivados os promotores das guerras: a ambição de poder e dinheiro, a ganância de quem trafica armas, os interesses de parte, as vinganças pelo passado.”

“Cresça o esforço concreto por remover as causas subjacentes aos conflitos: as situações de pobreza, injustiça e desigualdade, a exploração e o desprezo da vida humana”, conclui o Apelo de Paz. “Nada se perde, ao praticar efectivamente o diálogo. Nada é impossível, se nos dirigimos a Deus na oração.”

Papa denuncia. Ignoram as vítimas de guerra como quem "muda de canal na televisão"
Papa denuncia. Ignoram as vítimas de guerra como quem "muda de canal na televisão"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+